Translate

14 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal do Salvador se destaca em curso com cães de faro

Por ASCOM-SUSPREV 14-02-11




Salvar vidas através da utilização correta de equipamentos e da parceria perfeita entre homem e cão. Com este objetivo, 30 integrantes das Forças Armadas e forças auxiliares estão em processo de conclusão do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães de Faro. O curso está sendo ministrado na sede do 10ª GBM (Grupamento de Bombeiros Militares), localizado no Centro Industrial de Aratu – CIA, Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. As aulas são alternadas entre teóricas e práticas com duração total de 110 horas, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O grupo de trabalho está sendo coordenado pelo Capitão Allan Guanais e a iniciativa pioneira na Bahia, é fruto da parceria entre a Associação de Busca, Resgate e Salvamento com Cães – ABRESC e Corpo de Bombeiros da Bahia.

A cada dia do curso que foi iniciado segunda – feira (7), e termina nesta sexta (18), os participantes recebem orientação em sala de aula, e em seguida, partem para as simulações. Com a ajuda do cão “Astro”, as aulas práticas são realizadas em uma área construída por escombros que lembram situações de colapsos (desabamento de imóvel, deslizamento de terra, terremoto e outros). Um voluntário é colocado debaixo de barras de concreto e de ferro, e em seguida, o condutor passa a orientação para que o cão de dois anos de idade encontre o corpo humano na área de destroços.

Nesta terça (15), a Guarda Municipal do Salvador atua com mais intensidade no curso: o supervisor de operações, GM Osvaldo Vitório, passa instruções teóricas sobre Orientação de Busca e Salvamento com o auxílio da bússola e do GPS. O GM Carlos Damasceno, subgerente de operações, ministra aulas práticas de busca terrestre sob orientação da carta terreno, bússola e GPS. O GM Fabio Amaral, supervisor de operações, vai executar os procedimentos de como manusear e traçar rotas utilizando a bússola e o GPS. Comandante do Grupamento de Operações com Cães – GOC, o GM Ubirajara Azevedo participa como estagiário, para desenvolver os conhecimentos com os componentes do canil da Guarda Municipal. Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, ressalta que a intenção é trocar experiências para, numa eventual necessidade, ter pessoas preparadas para desenvolver as ações.


--

Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação- Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304

Nenhum comentário:

Postar um comentário