Translate

16 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DO PREFEITO ISAAC CARVALHO ABRE ANO LEGISLATIVO EM JUAZEIRO

O ano legislativo da Câmara de Vereadores de Juazeiro foi aberto com a mensagem do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB). Além do prefeito e vereadores, estiveram presentes na solenidade representantes de instituições militares e civis, a vice-prefeita, Maria Gorete, e secretários municipais. No discurso, o prefeito destacou algumas obras a serem realizadas no município. Eis a mensagem na íntegra:

Excelentíssimo Presidente desta Casa, Vereador Nilson Barbosa; senhoras e senhores vereadores; senhoras e senhores convidados.

É com satisfação que compareço a esta casa, a casa do povo, na abertura de mais um período legislativo. De início, quero agradecer o apoio que esta casa tem dado aos projetos que aqui encaminhamos com o propósito de implantar obras e ações que possam mudar para melhor a qualidade de vida da nossa população.

Aprovamos legislação moderna e ousada na área habitacional que possibilitou a Juazeiro conquistar um dos maiores contratos do programa Minha Casa Minha Vida; aprovamos em dois anos um percentual de 36 por cento de reajuste salarial para os professores, o maior reajuste salarial de todo o estado da Bahia, um índice superior à soma do que foi dado nos últimos 8 anos; aprovamos a lei de eleição direta para direção das escolas, acabando com a prática de indicação política na gestão da educação; aprovamos leis que vão garantir a realização de concurso público na saúde, na educação e no SAAE; concursos que não são feitos há mais de uma década; também aprovamos a criação da autarquia de trânsito e a reforma administrativa.

Todas estas medidas trarão melhorias, provocarão mudanças significativas para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Melhorias esperadas há décadas e que agora serão implementadas, apesar das dificuldades encontradas.

E as dificuldades são imensas. Em dois anos a população de Juazeiro pagou mais de 40 milhões de dívidas. Se esse recurso estivesse disponível poderíamos ter calçado centenas de ruas e realizado inúmeras melhorias na infraestrutura da cidade.

Mas as dificuldades não impediram que nosso governo buscasse os recursos necessários para as mudanças prometidas.

Há mais de 20 anos que não se constrói uma creche em Juazeiro: temos cinco em construção, outras 10 creches e 7 quadras cobertas já tiveram aprovação divulgada no Diário Oficial da União; há mais de 20 anos que os casarões da Franave estão abandonados na orla, numa das áreas mais bonitas da cidade, e nós estamos fazendo a obra de restauração de toda aquela área da orla dois; o cemitério de Juazeiro existe há mais de 100 anos e nunca teve banheiros públicos...nós estamos construindo; aqui no Piranga, na avenida da estação tem um buraco alagado há mais de 20 anos..nós estamos fazendo uma obra que vai resolver definitivamente o problema.

Na próxima sexta-feira daremos início à construção da primeira UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro, um avanço importante da área da Saúde, que já conta com a reabertura da Santa Casa e um avançado processo de implantação da maternidade municipal. A casa de acolhimento do TFD de Juazeiro em Salvador é hoje uma referência. Além disso, dois novos postos de saúde estão sendo construídos.

Encontramos o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) afundado em dívidas. Pagamos estes débitos e já investimos mais de 4 milhões na melhoria do abastecimento.

Já está em obra a recuperação do Distrito Industrial, uma das prioridades que pedimos ao Governador Jaques Wagner na primeira audiência que tivemos com ele.

Estamos investindo forte na atração de novos empreendimentos que vão gerar novos empregos para a nossa população. Juazeiro vai receber o Wall Mart, Casa Valduga, Lojas Americanas, Casas Bahia e Ducôco.

Recuperamos 20 unidades escolares e começamos um programa inovador: a climatização das unidades, ar condicionado nas salas de aula, que representa uma mudança qualitativa para alunos e professores.

Até março estaremos iniciando a construção da Praça da Juventude e teremos a volta do programa segundo tempo.

Em breve vamos começar um programa de calçamento de ruas e avenidas, começando por aquelas mais antigas e abandonadas pelo poder público há décadas.

Conseguimos melhorar as estradas no interior, melhoramos também o abastecimento de água e estamos ampliando o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, que apóia os agricultores familiares; ampliamos o Programa Garantia Safra e articulamos com o Banco do Nordeste o programa de reestruturação financeira para os fruticultores do Vale do São

Francisco, atendendo a mais de quatro mil pequenos, grandes e médios produtores rurais da região.

No próximo domingo vamos reabrir o estádio Adauto Morais. Houve crítica de que a obra estaria atrasada por seis meses. Não são seis meses...são mais de dez anos sem Juazeiro atender às exigências da Federação Baiana de Futebol. As obras de melhoria e todo um novo sistema de iluminação já estão prontos para atender as exigências da Federação. E ainda vamos fazer outras melhorias, num investimento de mais de um milhão de reais.

Tenho conhecimento das enormes carências da nossa cidade...das dificuldades enfrentadas pela população ao longo dos anos, quando Juazeiro parou no tempo...todos os cidadãos de bom senso, toda pessoa que analisa a situação com responsabilidade sabe que não se pode reverter esse quadro num passe de mágica...requer trabalho, tempo, dedicação.

É o que temos feito diariamente, enquanto alguns cuidam de montar palanques. A eleição é só no ano que vem.....vamos pensar no bem estar da população e trabalhar por Juazeiro...de espírito desarmado.

A população exige e cobra com razão, porque os problemas são muitos e existem há muito tempo. Mas isso não nos desanima. Ao contrário, quanto maior o desafio maior é a nossa determinação de enfrentá-lo.

E digo mais, eu tenho certeza de que cada um de nós pode fazer mais e melhor por nossa Juazeiro. Então...vamos fazer. Meu Muito Obrigado e que Deus abençoe a todos nós!

Juazeiro, 15 de fevereiro de 2011

Isaac Cavalcante de Carvalho
Prefeito de Juazeiro – BA

Fonte: Blog do Geraldo José

Nenhum comentário:

Postar um comentário