Translate

26 de abril de 2013

Projeto libera uso de arma de fogo por Guarda Municipal em Campo Grande


Em Dourados, corporação já usa armas de fogo há vários anos.
Assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (26).

Vereadores de Campo Grande discutem a autorização do uso de armas de fogo pela Guarda Municipal. O projeto aguarda para ser colocado em pauta de votação na Câmara. Em Dourados, a 225 km de Campo Grande, a Guarda já usa armas há vários anos. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (26). 

São 120 agentes que trabalham nas ruas de Dourados e são responsáveis pela segurança do trânsito, do patrimônio público, fazem ronda nas escolas e ajudam no combate à criminalidade. No ano passado, segundo a Guarda Municipal de Dourados, cerca de 400 pessoas foram encaminhadas a delegacias por crimes como tráfico de drogas, lesão corporal e embriaguez ao volante. 

Os agentes trabalham armados desde que a corporação foi criada, em 1995, mas a partir de 2003, com o Estatuto do Desarmamento, a Guarda precisou seguir algumas exigências, como curso de formação para uso de armas de fogo e teste psicotécnico. O porte só é liberado para o período em que o profissional estiver trabalhando. A Guarda Municipal também precisou criar corregedoria e ouvidoria próprias. 

De acordo com o instrutor Porfírio Rivieiro Júnior, durante o curso são passadas todas as orientações para defesa pessoal, e apesar de o uso da arma ser liberado, os agentes são instruídos a usá-las em último caso. "A arma de fogo é o último grau de uma intervenção de força. Há diversos graus que vão desde a presença física, mediação, negociação, partindo para armas não-letais, técnicas de imobilização, e em último recurso, o uso da arma de fogo", explica.

Publicado em http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/04/projeto-libera-uso-de-arma-de-fogo-por-guarda-municipal-em-campo-grande.html 

Canal Azul Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário