Translate

7 de outubro de 2013

Manifestante entram em confronto com choque da Guarda de Fortaleza e PMs

Um agente foi ferido por uma pedrada. Foram usadas bombas de gás lacrimogêneo contra os participantes do protesto

Cerca de 100 manifestantes entraram em choque com a Guarda Municipal, no começo da noite de ontem, ao tentar retomar a área do Parque do Cocó onde, até a última sexta-feira, 4, havia acampamento montado. A Prefeitura de Fortaleza pretende construir dois viadutos no local, no encontro das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior. Um guarda foi ferido na testa, segundo a corporação, atingido por uma pedrada. Ele foi levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF).
Por volta das 18h15min, segundo o inspetor Luis Valdecy, comandante do Grupo de Operações Especiais do Choque (GOE) da Guarda Municipal, cerca de 50 manifestantes que estavam reunidos no anfiteatro do Parque do Cocó e outros cinquenta que estavam agrupados perto do supermercado Frangolândia avançaram juntos para o local onde antes estava o acampamento de protesto. A corporação informou que eles chegaram atirando pedras contra os agentes que estão a postos na área desde a última sexta-feira.

Na sequência, os manifestantes tentaram bloquear a avenida Engenheiro Santa Júnior usando os gradis com que a Guarda havia isolado a entrada do Parque. Os homens do GOE revidaram com bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral, como são conhecidas. O confronto durou pouco mais de cinco minutos. O Batalhão de Choque da Polícia Militar foi chamado, mas, quando as viaturas chegaram, os manifestantes já tinham se dispersado.

Um homem de nome Herlanio Evangelista foi detido e encaminhado ao 2º Distrito Policial, no Meireles. Segundo o inspetor Valdecy, Evangelista é guarda municipal licenciado e “sempre está nesse movimento” ao lado dos contrários à construção dos viadutos, filmando os protestos. Ainda conforme o comandante do GOE, ontem Evangelista atirou rojões na direção dos guardas. No entanto, os participantes do movimento apresentaram versão diferente: disseram que ele estava apenas fotografando os acontecimentos. “Ele sempre acompanha a gente fazendo gravações. 
Pelo lado da Guarda, o agente identificado como Nascimento levou uma pedrada na testa e foi levado ao Instituto Doutor José Frota para ter o corte costurado. Às 19h15min, o comandante do GOE e outros homens da Guarda foram vistoriar a área perto do condomínio onde mora o prefeito Roberto Cláudio (Pros), na avenida Padre Antônio Tomás.


Na tarde última sexta-feira, a Polícia Militar retirou os manifestantes que ocupavam, fazia mais de 80 dias, a área do Parque do Cocó onde a Prefeitura vai fazer obras dos viadutos.

Blog Amigos da Guarda Civil


Nenhum comentário:

Postar um comentário