Translate

9 de junho de 2010

Guardas Municipais do Salvador participam do III Congresso de Trânsito


Cerca de 50 agentes da Guarda Municipal do Salvador participam do III Congresso Brasileiro de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito que teve início no dia 07 e termina hoje, 08 de junho, no Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara, em Salvador. Mais de 1.000 pessoas estiveram presentes na abertura do evento. Agentes da Guarda Municipal e da Transalvador foram homenageados com aplausos em agradecimento pela presença. O Congresso é fruto do Projeto CFC de Qualidade, idealizado pelo Sebrae em parceria com o Sindauto-Ba, e com apoio institucional do Detran, Fenasdetran, Transalvador, Feneauto, Sest/Senat e Ufba. O seminário é dirigido a um público alvo formado por diretores e instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFC’s) e por diretores e instrutores de Centros de Formação de Condutores, além de educadores e profissionais dos órgãos do sistema nacional do trânsito.

A abertura do evento foi feita pelo Superintendente da Transalvador, Miguel Kertzman, que pediu paz no trânsito. Ele disse que o trânsito brasileiro vem sofrendo uma guerra. “No ano passado, só em Salvador foram aproximadamente oito mil pessoas feridas, e em todo o Brasil foram cerca de trinta e oito mil mortos. “Nós temos uma crise de valores e o trânsito reflete essa situação na sociedade”. O superintendente disse ainda que espera que esse congresso traga transformações e acrescentou que parte dos agentes da Guarda Municipal do Salvador está sendo treinada tanto para agente de trânsito, quanto de transporte.Também participaram do evento, o diretor geral do Detran, Adriano Romariz; o presidente do Sindicato das auto escolas e Centro de Formação de Condutores da Bahia, Abelardo Filho, o piloto de testes, pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, César Urnahni, além de outras autoridades em trânsito envolvidas com o tema. Durante os dois dias de congresso serão debatidos temas como: “Direção Segura”, “A Importância dos CFC's para a Sociedade”, “Qualificação Técnica e Profissional do CFC”, entre outros.

O professor titular da PUC do Rio de Janeiro e antropólogo, Roberto DaMatta, encerrou o evento durante a manhã e discorreu sobre o tema “Fé em Deus e pé na tábua”, em que abordou sobre trânsito e comportamento na sociedade brasileira. O professor, criticando o “jeitinho brasileiro”, disse que os elos entre as pessoas são mais importantes do que as relações entre pessoas e leis. “ O nosso desafio como condutores e educadores é transformar isso. Nós devemos criar uma mentalidade igualitária em gêneros, números e regras que são iguais para todos”.

Por ASCOM-SUSPREV- 08-06-10



Nenhum comentário:

Postar um comentário