Translate

31 de outubro de 2010

Manobra em campo aberto, formação da Guarda em 2003 ( CEFOG)



CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE GUARDAS
(CEFOG)


Manobra em campo aberto, 1º Turma.

Ano 2003. A formação dos Guardas Municipais teve a supervisão do 3º BPM/J, sob o Comando do Coronel Gilson Santiago.
Foram vários instrutores e não poderiamos citar todos os nomes para não cometermos injustiças.
O gerenciamento e organização do curso foi comandado pelo Capitão de Policia Militar Genes Batista, na época Tenete dessa conceituada Polícia do Estado da Bahia. No ano de 2003, tinhamos como Comandante da Guarda Municipal o Senhor Edimilson Ferreira, hoje sendo Comandante da Guarda Municipal de Jaguararí Bahia,
sendo Gestor Público o Doutor Joseph Farías Bandeira.





Foram oito meses de curso, formando-se a 1º turma e logo após a 2º turma, onde foram ministrados importantes matérias para nossa formação, bem como: Armamento e Tiro, Código Penal, Português, Defesa Pessoal, Legislação, Trânsito, Relações Inter-Pessoal, Combate a Incêndio, Lei Orgânica do Municipio, Ordem Unida, dentre outros. O entusiasmo tomava conta de toda corporação, era algo novo na vida de cada um, onde os limites e os obstáculos eram deixados para trás pela própria razão.





O limite chegou meio que desanimado, mas os nossos sonhos reanimava-se a cada ação pois não desistimos nunca. Nossa Guerreira sendo socorrida pelas enfermeiras e também Guardas Municipais, nos passando a certeza que não estávamos só, pois somos a família "Azul Marinho".
A tarde demorava a chegar, mas tinhamos a certeza que chegaria, pois para gente o tempo não para, o tempo não para.
Os armamentos pareciam pesar mil quilos nos primeiros momentos e em alguns minutos tornavam-se leves nas mãos e pesados na responsabilidade em sermos guardiões.

O sol, o suor, o calor, nada disso inpedia a vontade e a determinação dos nosso guerreiros, onde horosamente grudaram os uniformes à alma em razão do dever e do servir, defendendo o bem maior que é a vida.

Nossos agradecimentos a toda Equipe do CEFOG,
( Centro Especial de Formação de Guardas), ao 3º BPM/J , a Prefeitura Municipal de Juazeiro e ao Excelentissímo Senhor Prefeito da época, ao ex. CMDT-GCM. Edimilson Ferreira, pelo seu empenho e dedicação ao tempo que esteve a frente dessa corporação.
A nossa história e a nossa luta tem o sangue e suor de cada um de nós, sem vocês não seriamos o que hoje somos e o que pretendemos ser amanhã, a responsabilidade, o dever e a ética em nossas condultas, são refletidos no nosso profissionalismo e acredite que a busca pelo conhecimento só nos tornará melhores do que somos e no que fazemos.
OBS. Essas e outras fotos em qualquer tamanho e formato, podem ser adquiridas pelos contatos.
(74) 8824 6419 ou (74) 8824 8505.

A arecadação em dinheiro dessas fotos, serão voltados para a compra de materiais para impressão e equipamentos para Associação dos Guardas Civis Municipais.

Estamos montando o acervo digital sobre a Guarda Municipal e se os senhores estiverem qualquer objeto, fotos antigas, arquivos, sobre a Guarda Municipal de Juazeiro, ficaremos gratos pela vossa colaboração. O material pode ser entregue na própria base, ou na associação dos guardas municipais. Estamos colocando o nosso endereço eletrônico(E-mail) caso queiram enviar fotos, documentos, registros, ocorrências. E-mail. a.g.m.j_ba@hotmail.com
Estaremos enviando oficio para o Gestor Público Isaac Carvalho e Câmara Municipal, para criação e aprovação do acervo
O ontem e o hoje, não poderam se perder na história do amanhã.
"Ajudinos a escrever nossa história, pois o tempo não para" .

3 comentários:

  1. Lindas fotos da manobra em campo aberto,grandes recordações,lembro de cada momento desta época,18 Km a pé com direito a tiros emboscadas, picadas de escorpião, cada queda e cada levantada,cada rolada na lama.aprendi muito, como apanhar, como revidar,aprendi a amar e ser amada por todos azul marinho,alí eu vi que não estava só, era um por todos e todos por um, tinha cede de aprender,foi época dura digo ditadura para crescer.aprendi muito.Parebenes CEFOG e também ao CMT da época Adimilson Ferreira homem duro de coração limpo e bom era como um pai que com sua forma dura de ser queria o bem de seus filhos,hoje tenho certeza que aprendi a lição direitinho e tenho orgulho de fazer parte desta familia azul marinho.

    ResponderExcluir
  2. A equipe de socorro da época meu muito obrigada a Edilson Alexandre,quem primeiro mi pegou para socorro,Josumira, ivanilde e tantos outros que de sua forma contribui para eu ficar bem.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela luta e pela coragem,vamos continuar lutando pois juntos venceremos acessem www.guardasmunicipais.com.br e fiquem atualizados a respeito de nossa categoria.
    um abraço de seu companheiro de luta da guarda civil municipal de Filadélfia-ba.

    ResponderExcluir