Translate

4 de novembro de 2010

Guarda Mirim abrirá nova turma em Volta Redonda


Encerramento: Os 50 alunos foram a um passeio cultural e histórico em Petrópolis.



Volta Redonda
O projeto Guarda Mirim da GM (Guarda Municipal) vai continuar, mesmo sem estar ligado a programa do governo federal. Dessa vez, a escolha dos integrantes será feita em parceria com a Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), por meio dos Cras (Centros de Referência e Assistência Social) espalhados por toda a cidade. No critério de escolha estão os estudantes da rede pública de ensino, na faixa etária de 11 a 13 anos.
O projeto, que formou 50 estudantes este mês, começou em agosto do ano passado. Era promovido por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, com o objetivo de prevenir a violência e a criminalidade. Os alunos foram escolhidos pela SME (Secretaria Municipal de Educação), que na época estavam cursando o 7º ano do ensino fundamental da rede municipal, com idade média de 12 anos.
A grade curricular do Guarda Mirim prevê noções de planejamento familiar, primeiros socorros, ética, direitos humanos e cidadania, prevenção ao uso de entorpecentes, defesa do patrimônio, prevenção da violência doméstica, saúde pública, educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas e oficina do esporte. A nova turma será formada este mês e o término do projeto está previsto para dezembro.
O projeto ainda prevê a participação ativa de integrantes da corporação no processo de aprendizagem desses estudantes. Trinta guardas municipais já fizeram os cursos de capacitação, também com carga horária de 280 horas/aula, seguindo uma grade curricular nacional, cujo conteúdo será aproveitado posteriormente nos projetos da Guarda Mirim.
Para o comandante da GM, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, os guardas mirins se transformaram em cidadãos conscientes do dever cívico, da preservação do meio ambiente, da educação no trânsito, da prevenção da violência doméstica, entre outros fatores relevantes para garantir uma convivência tranquila.
- Hoje, eles são importantes multiplicadores dessas disciplinas e todo esse aprendizado poderá ser usado em futuros projetos, já que todos se formaram com louvor. Temos orgulho dos nossos guardas mirins - falou.
Projeto começou ano passado
Iniciado em 25 de agosto de 2009, o Guarda Mirim encerrou as atividades com a formatura dos 50 estudantes, escolhidos pela SME (Secretaria Municipal de Educação), que na época estavam cursando o 7º ano do ensino fundamental da rede municipal, com idade média de 12 anos.
O projeto teve carga horária média de 300 horas. O encerramento das atividades contou com uma viagem a Petrópolis, que acrescentou mais bagagem cultural aos adolescentes, com visitas ao Museu Imperial, Palácio de Cristal, FEB (Força Expedicionária Brasileira), Câmara Municipal, Catedral de São Pedro de Alcântara, casa de Santos Dumont, Relógio de Flores, casa do Barão de Mauá, casa da Princesa Isabel, Palácio Rio Negros e Praça 14 Bis.- Foi uma grande aula sobre a história do nosso país e eles puderam comprovar aquilo que já tinham estudado. Foi um sucesso e os guardas mirins adoraram o passeio cultural - disse a inspetora da Guarda Municipal e coordenadora do projeto, Ana Paula Queiroz.


Fonte: diariodovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário