Translate

18 de novembro de 2010

Guarda municipal é premiado em treinamento da Swat

Mato Grosso do Sul, Quarta-Feira, 18 de Novembro de 2010


Pela primeira vez o município de Dourados foi destaque no treinamento do Swat (grupo de elite da polícia norte-americana), que aconteceu este mês em Avaré (SP). Com a participação de dois integrantes da Guarda Municipal, a 12ª edição do curso no Brasil teve como um dos premiados por equipe o guarda municipal Ivanildo Gomes da Silva.

O guarda passou por uma série de provas de preparação para atuar em operações especiais, como antiterrorismo, resgate de reféns e assalto a ônibus. Gomes superou todos os testes e alcançou a primeira colocação por equipe.

Ivanildo Gomes conta que as oficinas ministradas por policiais especialistas em operações desse porte serviram como preparação para as provas que definiram o melhor empenho entre os grupos inscritos no curso.

Ministrado pelo Cati (Centro Avançado de Técnicas de Imobilização), o treinamento reuniu mais de 200 agentes de segurança, como por exemplo, policiais e guardas municipais de vários lugares do país. Entre os palestrantes, estavam quatro integrantes da Swat, além de instrutores do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) do Rio de Janeiro.

De acordo com o guarda municipal premiado no 12º Swat, participar do treinamento foi uma experiência única e vencer as provas foi, sem dúvida, mais que uma conquista. “Ter chegado ao final do curso depois de passar por todas as oficinas com a premiação por equipe foi muito gratificante. Só o fato de participar de treinamentos deste nível já é algo que soma e muito na nossa vida profissional”, destacou Gomes.

A equipe “Delta”, à qual o guarda municipal de Dourados foi um dos integrantes, passou por várias provas em que foram avaliados critérios, como maior força, velocidade e técnica. Gomes declarou que a participação no curso da Swat torna o guarda municipal mais aprimorado e apto a dar suporte em operações especiais, mesmo tendo este a função de zelar pelo patrimônio público.

O secretário de Governo, Maurício Rasslan, cumprimentou o guarda municipal pela conquista do prêmio do curso da Swat. Segundo ele, treinamentos como esse são importantes no processo de melhoria dos serviços prestados pela Guarda Municipal.

“A segurança pública é uma das principais preocupações de toda a sociedade. Apesar da Guarda não lidar diretamente com esta questão, é importante que tenhamos agentes patrimoniais qualificados para atuar em qualquer eventualidade em que seja necessário dar suporte aos órgãos de segurança que atuam no município”, enfatizou o secretário.



Fonte: agorams.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário