Translate

12 de novembro de 2010

Irmãos de farda

Repercussão negativa do fato ocorrido com nosso colega Jefferson Junior Evangelista


Irmãos de farda,

Tendo em vista toda repercussão negativa do fato ocorrido com nosso colega Jefferson Junior Evangelista, a lição que temos que tirar deste episódio é única: ninguém está acima da lei! O fato de sermos agentes da Segurança Pública, inseridos no artigo 144 da Constituição Brasileira, não nos dá direito de burlar ou desacatar o que rege este artigo. As leis são elaboradas para serem cumpridas.

É preciso entender que a partir do momento em que nos tornamos Guardas Municipais, deixamos de ser Chico, João ou José e passamos a representar uma instituição, munidos de autoridade/competência, pertinentes ao nosso cargo e concedida pelo Município para que possamos manter a lei e a ordem em nossa cidade.

Para nós, deixou de ser apenas uma questão de escolha, entre fazer o certo e o errado, o bem e o mal, devemos sempre fazer o que é justo, honesto e coerente.

Se algum de nós erra, não foi o fulano quem errou, e sim um Guarda Municipal. Ou melhor, a Guarda Municipal do Salvador. Todo erro cometido por um de nós trás um prejuízo enorme para nossa instituição, podemos fazer milhares de boas ações, mas, se cometermos um único deslize, todo prestígio que conquistamos, ao longo desses dois anos, provavelmente irão por água abaixo.

Ninguém está acima da lei, volto a afirmar, nem acima dos princípios éticos e morais; qualquer um de nós que estiver envolvido em atos que desabone sua conduta e da instituição, sofrerá as conseqüências da lei em resposta ao seu desacerto.

Desejo que possamos ser ótimos Guardas de fato e direito, porque ser Guarda não se resume ao uniforme que vestimos e nem ao título que adquirimos, está, sobretudo, em nossa atitude. Parabéns por pertencer a Guarda Municipal do Salvador, o novo paradigma de policiamento no Brasil! Nunca deixe que ninguém humilhe nem desmoralize um GM Suspreviano, desde que este esteja amparado na lei. Nós merecemos respeito de todos, já que é por todos, sem qualquer distinção, que SERVIMOS e PROTEGEMOS!

GM Ubirajara Azevedo
Presidente ONG Anjos da Guarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário