Translate

16 de novembro de 2010

Prática do curso de Gerenciamento de Crise: Sequestro a ônibus com reféns


A Guarda Municipal do Natal (GMN) se encontra formando dois agentes no Curso de Gerenciamento de Crise ministrado pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN). A capacitação é a título de multiplicador das instruções e possui reconhecimento técnico da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O adestramento busca preparar os profissionais para exercer as atividades de administração em ocorrências de alta complexidade, aplicando a doutrina de gerenciamento de crises e o emprego da negociação para solucionar problemas de alto risco como situações com reféns localizados, tentativas de suicídios e outras enfatizando como meta a preservação da vida.

Os agentes tiveram instruções com carga horária de 130h, que abrangeram 16 disciplinas. Foram abordados os seguintes temas: Doutrina de Gerenciamento de Crises; Radiologia do Seqüestro; Psicologia aplicada ao Gerenciamento de Crises e Psicopatologia; Técnicas e Táticas de Negociação; Gerenciamento em Estabelecimento Prisional; Times e Equipes Táticas de Intervenção; Tiro de Comprometimento Aplicado para Cenários de Crises; Tecnologia Não Letais Aplicada para Situações de Crises; Legislação em Ocorrências de Crises; Relacionamento com a Mídia; Gabinete de Crise e Posto de Comando; Inteligência Policial Aplicada a Cenários de Crises; Direitos Humanos; Didática; Estudos de Caso e Atividades de Simulação Prática.

Segundo o comandante Geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, o curso traz novas informações e vem padronizar a ação do agente de segurança ao se deparar no seu cotidiano profissional com situação de crise envolvendo vidas humanas. “A capacitação fornece a GMN dois agentes multiplicadores no gerenciamento de crise, o que qualifica a instituição e concede oportunidade de formação a outros dos nossos guardas”, assegurou.

Simulação

Nesta quinta-feira (11) o comandante Geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, e o agente do Grupamento de Ações Táticas (GAT-GMN), Diomar Praxedes, participaram de uma simulação de seqüestro a ônibus nas imediações do ginásio Machadinho. A situação fez parte do curso de Gerenciamento de Crise ministrado pela PM-RN e durou cerca de duas horas.

O treinamento simulou o sequestro de um ônibus urbano com sete reféns e mobilizou agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Samu. Foram realizadas negociações com os delinquentes buscando a liberação dos reféns. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado e alguns disparos de arma de fogo chegaram a ser disparados pelos bandidos.

De acordo com capitão PM Wellington Alves, o treinamento atendeu as expectativas e foi conduzido dentro do que rege a doutrina de gerenciamento de crise. “Essa mesma simulação já aconteceu em outros estados, e nem todos os desfechos foram felizes”, finalizou o capitão.

Texto: Assecom GMN

Fonte:Assecom GMN

Fonte: Blog do GCM Valdecir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário