Translate

16 de novembro de 2010

Secretário anuncia ampliação da Guarda Municipal em Cuiabá

O secretário de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Moisés Dias, anunciou a ampliação da Guarda Municipal. O secretário já está fazendo um estudo para identificar o custo e o impacto na folha de pagamento da Prefeitura para levar a presença da Guarda para todas as unidades escolares da capital.

Esse estudo vai servir de base para a oferta de vagas em um grande concurso público a ser realizado pela Prefeitura de Cuiabá em junho de 2011. O estudo também vai prever o treinamento e aparelhamento dos novos guardas. Além do número de agentes, Moisés Dias pretende estender a atuação deles para o período da noite.

Hoje 27 guardas, sendo 23 homens e 4 mulheres, atuam das 12h às 18h em 11 creches e 22 escolas na região Sul da cidade (Coxipó).

Os guardas municipais realizam um trabalho de policiamento preventivo ao uso de drogas e ao tráfico na porta das escolas municipais, brigas entre vândalos e alunos, e ainda têm como missão realizar palestras e seminários orientativos. Para este trabalho, os guardas têm à disposição um carro, dez motos e armas não letais, aparelhamento considerado suficiente pelo secretário Moisés Dias para a região.

“Nós mantemos dois guardas passando constantemente na porta das escolas e creches”, afirmou Moisés Dias.

Segundo a diretora da escola municipal Padre Raimundo Pombo, Maria José Campos Rodrigues, do bairro Parque Cuiabá, os resultados são positivos e as mudanças são observadas diariamente. "Nós tínhamos problemas principalmente com a quadra. Os professores, muitas vezes, não conseguiam dar aula porque usuários de drogas não deixavam. A presença dos agentes os intimidou", informou.

A Guarda Municipal foi oficialmente implantada em Cuiabá no mês de março. O salário de um guarda na capital Cuiabá gira é de R$1.100,00 a R$1.950,00.


Autor: Glaucia Colognesi PnB Online com Assessoria

Fonte: O NORTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário