Translate

21 de dezembro de 2010

Ajudar tá no sangue. (HEMOBA JUAZEIRO)

















A doação voluntária alcançou suas expectativas, mas continuaremos promovendo essa campanha para que outras pessoas saibam da importância em ser doador e com isso salvar vidas. A campanha do HEMOBA Juazeiro junto a Guarda Municipal, iniciou dia (19) de dezembro, no objetivo de fortalecer o estoque.

O sangue é um tecido conjuntivo produzido pela medula óssea que realiza várias funções no organismo. É composto por plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, hemácias, plaquetas, sais, vitaminas, água e fatores de coagulação.

A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor, pois a sua ausência resulta em morte.

O indivíduo que deseja doar seu sangue em prol de outras pessoas precisa se encaixar em alguns requisitos como:

- Ter boa saúde,
- Ter acima de 18 anos,
- Pesar acima de 50 kg,
- Não estar grávida,
- Não estar em jejum,
- Não estar doente e/ou com febre,
- Não utilizar medicamentos,
- Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária
- Não utilizar drogas injetáveis e outros.

Para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como doador e ainda para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro o mesmo é levado até um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física.

Depois de realizados todos os procedimentos necessários, o indivíduo que estiver apto a doar sangue é encaminhado à sala de coleta, onde são retirados 450 ml de sangue do seu braço. Após a doação um lanche é servido ao doador que precisará tomar muito líquido no decorrer do dia.

A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação) que em seguida são levados ao local onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária.

O indivíduo ao doar sangue não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.

“Ajudar tá no sangue”. Participe! Seja um doador.



Foto: SUB COMANDANTE-GCM. Josumira

Produção: GCM Luis Alberto e Equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário