Translate

28 de dezembro de 2010

Guarda Municipal do Salvador faz balanço positivo de 2010

Por ASCOM-SUSPREV- 27-12-10

Durante o ano de 2010, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência - SUSPREV esteve mais perto dos moradores e visitantes de Salvador. Ao intensificar a “Operação Verão”, iniciada no ano anterior, com presença em festas e comemorações tão características do verão de Salvador, os Guardas Municipais mostraram eficiência nas Lavagens do Bonfim e de Itapuã, nas Festa da Boa Viagem, Lapinha e Yemanjá, além do Carnaval 2010, quando foi utilizado pela primeira vez o sistema de videomonitoramento, em apoio a COGEL.

Ao estender em larga escala suas ações em apoio aos demais órgãos públicos, em 2010, a SUSPREV alcançou mais de quatrocentas e cinquenta solicitações feitas por outros órgãos da prefeitura e instituições, em eventos de fiscalização, cidadania, lazer e saúde coordenadas por órgãos diversos, tais como: SECULT, SETAD, CODESAL, COGEL, SMS, FGM, Gabinete do Prefeito, SESP, Mais Social, SALTUR, SEMUR, SEPLAG, SMA, SUCOM, Entidades Civis, dentre outros. Segundo o Setor de Estatística (SEEST) da SUSPREV, a SECULT foi a responsável pelo maior número de solicitações de apoio da Guarda Municipal em suas ações, contabilizando cerca de 38% do número total.

O balanço anual das ocorrências registradas pela supervisão operacional e encaminhadas ao SEEST, em 2010, contabilizou, 357 acontecimentos nos diversos ramos de atuação dos agentes pelas ruas da cidade. O auxílio e/ou socorro ao público contabilizou 17% do total de ocorrências, ao passo que a atuação dos Guardas em acidentes de trânsito com vítimas (12%) e sem vítimas (11%) ocuparam segunda e terceira posições. Seguiram-se os roubos (8%), ameaças (7%) agressões/ lesões corporais (5%); furtos (5%); apoio a outros órgãos (4%); desacato (3%); outras ocorrências de apoio (6%); e demais fatos (tentativa de homicídio, depredação, atentado ao pudor, ato obsceno, perturbação à ordem pública, porte ilegal de arma, homicídio, incêndio, combate às drogas), que registraram 22% do total das ocorrências.

No âmbito sócio-educativo, o Núcleo de Projetos Especiais (Nupe), formado por três Guardas, concretizou o Projeto “Guarda Municipal: Escola de Cidadania”, e desenvolveu ações pedagógicas em escolas e comunidades, tratando de temas específicos, tais como a questão do bullying nas escolas. O Nupe representou também a instituição em abril, no 12º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, no Centro de Convenções da Bahia, ao expor os projetos desenvolvidos pela Gerência de Ações de Prevenção à Violência (GPREV) da SUSPREV.

Com a chegada da primavera, a SUSPREV iniciou a Operação Orla, ao reforçar todo o efetivo que atua na orla de Salvador, do Jardim de Alah até a Praia de Stella Mares. Com a operação, o efetivo de 255 Guardas ganhou mais 62 Guardas, 17 viaturas, 5 motocicletas e 2 quadriciclos. Em continuidade à intenção de valorizar a orla de Salvador, a Prefeitura anunciou o Projeto Orla 24 horas, com participação de diversos órgãos do município, dentre eles a SUSPREV, nas ações durante o verão e o Reveillon 2011, nos 75 km da orla soteropolitana. Além disso, a instituição fecha o ano de 2010, com a designação de um efetivo de 85 Guardas na Festa do Reveillon, no Farol da Barra.

Ainda este ano, a SUSPREV intensificou a formação e capacitação do seu quadro de funcionários com diversos cursos e viagens para melhor qualificação dos serviços prestados pelo órgão. Dentre eles, estão o Curso de Direção Defensiva, para o recém formado Grupamento Especial de Motociclistas (GEM); Operações com Cães de Faro, para o seu Grupamento de Operações com Cães (GOC); Controle de Distúrbio Civil (CDC) e Semana de Treinamento Intensivo para o Grupamento de Operações Especiais (GOE); o II Seminário: o Município no Sistema Único de Segurança Pública, realizado em Recife (PE); a Atualização de Procedimentos Tático-operacionais, em Belém (PA); o XX Congresso Nacional das Guardas Municipais, no Rio de Janeiro (RJ); o I Fórum de Guardas Municipais em Cruz das Almas (BA); e a Reunião do Grupo de Trabalho para a Copa de 2014, em Brasília (DF).

De acordo com o Ten. Cel. Roberto Fiuza, superintendente da SUSPREV, a Guarda Municipal do Salvador, em 2011, estará mais próxima ainda da população. “Hoje todos percebem a importância da Guarda para a sociedade. Nós contamos com um efetivo compromissado que tem se aprimorado cada vez mais para atingir maior eficiência”.



--

Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação- Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304

Nenhum comentário:

Postar um comentário