Translate

19 de janeiro de 2011

Irecê aborda novas tecnologias para Segurança Pública da cidade

Monitoramento inteligente será um dos temas do Seminário “Segurança em Foco” que será realizado nesta sexta-feira, 21

A segurança dos cidadãos é o assunto que ganhou maior relevância na agenda da administração pública e tornou-se o centro das ações prioritárias do Governo, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

O crescimento da violência e da criminalidade e a inserção de novas tecnologias de prevenção e combate ao crime deixaram de ser uma pauta exclusiva dos grandes centros urbanos. A necessidade de soluções que reforcem a sensação de segurança do cidadão tem mobilizado a atenção da sociedade em todas as regiões do país.

Essa realidade cobra dos gestores públicos de cada Município uma atitude séria e sintonizada com as modernas tecnologias disponíveis no combate à violência. E foi com essa preocupação que o Consórcio Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, em conjunto com a União dos Prefeitos do Platô de Irecê - UNIPPI, organizou o SEMINÁRIO SEGURANÇA EM FOCO. O evento acontecerá no próximo dia 21 de janeiro, no AUDITÓRIO DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS, localizado à Rua da Câmara de Vereadores de Irecê, e abordará os temas mais atuais da segurança pública com alguns dos especialistas mais conceituados do setor.

Um dos destaques do evento será a palestra sobre MONITORAMENTO INTELIGENTE INTEGRADO COM RUAS, ESCOLAS E POSTOS DE SAÚDE, um novo conceito que vem ganhando importância no planejamento preventivo da Segurança Pública.

Segundo Jorge Fragoso - Diretor Comercial G4S - Plantech.Instalarme, o videomonitoramento inteligente de áreas públicas traz ao Município dois grandes benefícios. “Um deles é a percepção de segurança por parte da população. Câmeras e sistemas de inteligência monitoram regiões onde a atividade comercial e bancária gera intensa movimentação de pessoas e veículos - despertando também a atenção dos criminosos – e tem o poder de inibir os delitos. Pelo simples fato de estarem lá, as pessoas sabem que tudo está sendo monitorado e registrado, 24 horas por dia, 365 dias por ano”, afirma o especialista.

Outro grande benefício é a maior eficácia no uso dos recursos policiais, pois com o auxílio dos sistemas inteligentes é possível identificar, pesquisar e até mesmo prevenir um delito. Notando uma ocorrência em andamento – flagrante – o sistema informa imediatamente e permite deslocar o efetivo policial adequado em tempo reduzido. “Nas localidades onde os sistemas inteligentes de videomonitoramento foram implementados, houve uma queda sensível nas ocorrências policiais”, complementa Ferraz. Foto ilustrativa.

Fonte: opovoquersaber.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário