Translate

5 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal: Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães

Atuar de forma eficiente, com auxílio de cães bem treinados na busca por vítimas em desastres como desabamentos de imóveis, alagamentos, afogamentos, soterramentos, perdas na mata, buscas subaquáticas e deslizamentos de terra. Com essa finalidade, pela primeira vez, a Bahia promove da próxima segunda-feira (7), até o dia 18, curso para especializar homens e cães para atuar em catástrofes. A especialização com duração total de 110 horas e aulas das 8h às 12h e das 14h às 18h, é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros da Bahia, através do 10º GBM (Simões Filho), e a Associação de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Brasil – ABRESC – Brasil.

No total, 30 alunos vão receber os conhecimentos e multiplicar em seus estados e municípios. Participam do curso membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão, Paraná, Paraíba e Bahia (Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Jequié e Simões Filho). Foram disponibilizados também vagas para o Centro de Operações Especiais – COE, da Polícia Civil, Batalhão de Choque e Batalhão de Guardas da Polícia Militar, Companhia de Polícia do Exército, Base Aérea de Salvador e Guarda Municipal do Salvador.

O coordenador do curso é o capitão do Corpo de Bombeiros da Bahia, Allan Guanais. O militar afirma que os participantes vão passar por aulas teóricas e práticas, na sede do 10º GBM, onde foi preparada uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades através de simulações que se aproximam do real. Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas – BREC, é uma das disciplinas a serem dissecadas. Homens e cães vão passar por experiências em escombros que lembram cenas de desabamentos ou desmoronamentos. Outro aprendizado é específico para o homem que se qualifica a identificar, ainda na ninhada, o perfil do cão, se tem ou não características para o trabalho. “Nossos cães não são de demonstração (pet), são cães de trabalho que atuam no operacional”, completa.

Os instrutores são pessoas ligadas à segurança pública: SD`s Gustavo Souza e Paulo Mateus – 10ºGBM; Cap. Walter Parizotto – GBM de SC, Sgt. Edmar Carvalho – GBM de MG e o SD Ângelo – GBM do PR. A Guarda Municipal do Salvador participa de forma especial no curso, pois vão atuar como instrutores Carlos Damasceno, Subgerente de Proteção e Valorização do Cidadão, além dos supervisores Osvaldo Vitório e Fabio Amaral. O Guarda Ubirajara Azevedo, Comandante do Grupamento de Operações com Cães - GOC, participa como estagiário. Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, disse que os Guardas se qualificam constantemente. “Nosso efetivo vai em busca do conhecimento para adquirir mais eficiência no serviço prestado”.




Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação- Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência
Guarda Municipal do Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário