Translate

25 de março de 2011

Atitude de Aidan revolta a GCM de Santo André

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André parou as atividades nesta quinta-feira em retaliação à atitude do prefeito Aidan Ravin (PTB), que teria ofendido um integrante da corporação na tarde de quarta-feira. Além de não atender as demandas, os guardas protestaram na Câmara. O petebista nega as acusações.

Confira aqui o vídeo sobre o caso.

Segundo termo de declaração - espécie de sindicância interna - do GCM de 2ª Classe Marcos Pereira da Silva Melo, a que o Diário teve acesso, Aidan o ofendeu enquanto fazia abordagem de cinco jovens que usavam drogas na praça em frente ao Paço Municipal - nada foi encontrado com os adolescentes, mas eles admitiram o uso de maconha.

Segundo o relato que consta no documento, o prefeito desceu de seu veículo ao observar a abordagem e questionou o porquê da ação da GCM, "dizendo que aquilo era uma palhaçada" e que aquele procedimento não era deles e sim da Polícia Militar.

Ao tentar explicar o que ocorria, Marcos Pereira afirma que "a autoridade não deu ouvido e partiu em minha direção, me pegou pelo braço e saiu puxando até a viatura". Afirma ainda que tentou explicar novamente a ação junto aos jovens. "Eu tentei explicar que no Paço Municipal, que é um próprio municipal, nós temos o poder de atuar daquela forma, porém a autoridade não me deixou explicar me mandando calar a boca, dizendo que era serviço da Polícia Militar", discorreu o guarda na declaração. "Disse a autoridade que eu estava sendo insubordinado com ele (...) e que eu deveria mudar meu comportamento ou eu estaria fora", continuou.

Segundo o guarda, Aidan teria dito que "eu só era homem e dava uma de machão em cima dos jovens, porque estava fardado e armado, foi quando lhe respondi que era homem também sem parda, porém continuamente me mandou calar a boca e se deslocou ao seu veículo, me mandando aguardar , pois ia fazer contato com o senhor secretário".

A reportagem do Diário tentou contato com o chefe do Executivo no gabinete. Mas ele só se manifestou por nota. "O prefeito de Santo André, Aidan Ravin, nega qualquer ato de agressão física ou verbal cometido contra o guarda municipal Marcos Pereira da Silva Melo, durante uma abordagem da Guarda Civil Municipal a jovens no Paço Municipal na tarde de ontem. Dentro de suas atribuições administrativas, o prefeito Aidan Ravin informa que verificou uma viatura da GCM parada em cima da passarela do Paço, percebendo que os guardas municipais realizavam uma abordagem a adolescentes. O prefeito Aidan Ravin desceu do seu veículo, acompanhado de assessores, para verificar e acompanhar a abordagem dos GCMs aos adolescentes", diz um trecho da nota.

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC

Fonte: dgabc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário