Translate

9 de março de 2011

Guarda Municipal: Cai número de ocorrências durante festa de Momo

Por ASCOM-SUSPREV 08-03-11



De acordo com a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, 633 Guardas atuam de forma intensiva no Carnaval da Bahia 2011. Esse é o terceiro carnaval com a presença da Guarda Municipal do Salvador. No circuito, os agentes do município proporcionam mais segurança ao cidadão e protegem o patrimônio público ao auxiliar diversos órgãos da prefeitura como: Transalvador, SESP, SMS, Setad, Semur, Ouvidoria, Saltur e COGEL.

Além de proteger os equipamentos de montagem e desmontagem no cenário da festa, a Guarda Municipal do Salvador monitora as áreas cobertas por câmeras, dentro e fora do circuito, protege as praças e logradouros localizados no circuito do carnaval, apóia a SESP através da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização – CLF. Ainda na maior festa popular do planeta, a Guarda Municipal é responsável pela preservação da integridade física dos agentes de fiscalização e pela manutenção da ordem durante as atividades. Os Guardas informam aos órgãos envolvidos na festa, ocorrências registradas no sistema de vídeomonitoramento que está localizado na Companhia de Governança Eletrônica - COGEL, onde 12 agentes estão de prontidão manuseando os equipamentos.

Há também, o registro de ocorrências no sistema de coletas de dados da Prefeitura (Postos Badauê), localizados em pontos estratégicos da folia, onde são coletadas informações pelo Setor de Estatística (SEEST) da SUSPREV. Ainda com trabalhos de prevenção à violência e de preservação do patrimônio público, durante o Carnaval, a Guarda Municipal do Salvador está presente na Central da Secretaria Municipal de Saúde – SMS - Comércio, no posto do observatório da SEMUR, no controle de acesso

às arquibancadas do Campo Grande, além do Farol da Barra, Praça da Piedade, Av. Centenário, Elevador Lacerda, Plano Inclinado do Pilar e Plano Inclinado Liberdade/Calçada. Como fatos relevantes no circuito da festa, os agentes de segurança do município apreenderam 22 armas brancas (14 facões, 03 facas e 05 martelos). O material recolhido estava em poder de barraqueiros que levam este tipo de ferramenta para avenida com intenção de facilitar seu trabalho, porém, antes do carnaval, foram alertados da proibição pela SESP.

Este ano na praça da Piedade, desde quinta-feira (3), o Grupamento de Operações com Cães – GOC intensifica as atividades com 09 (nove) Guardas e 08 (oito) cães. Quarta (2), num ato de vandalismo, foram furtados cerca de 50 tapumes (folhas de madeirite), utilizados para isolar o local e proteger o patrimônio. De acordo com Ubirajara Azevedo comandante do GOC, a área de lazer após o furto, estava sendo utilizada por foliões para fazer necessidades fisiológicas, mesmo com a implantação de mais de 50 sanitários públicos nas proximidades.

ESTATÍSTICA/OCORRÊNCIAS

DIAS

2010

2011

QUEDA/PORCENTAGEM

DE 5ª PARA 6 ª

15

02

87,7%

DE 6ª PARA SAB

32

18

44,75%

DE SAB PARA DOM

54

27

50,00%

DE DOM PARA SEG

44

40

10,00%

DE SEG PARA TER

45

22

51,2%

Obs. De acordo com os dados confrontados entre 2010 e 2011, houve redução do número de ocorrências em 43%.



Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710

Nenhum comentário:

Postar um comentário