Translate

6 de março de 2011

Guarda Municipal registra queda do número de ocorrências no carnaval

Por ASCOM-SUSPREV 06-03-11

De acardo com o Setor de Estatística – SEEST da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, a Guarda Municipal do Salvador registrou de ontem (5), para hoje (6), 27 ocorrências, número 50% menor do que o registrado no mesmo período do carnaval do ano passado. Este ano, os Guardas estão trabalhando com capacetes especiais com proteção transparente na parte frontal e também com rádios comunicadores. Os equipamento portáteis de comunicação e também instalados nos veículos facilitam a comunicação entre as patrulhas dentro e fora do circuíto da festa. Outro fator que auxilia as atividades do efetivo da SUSPREV, é o vídeomonitoramento. Equipes treinadas atuam na Companhia de Governança Eletrônica – COGEL fazendo o acompanhamento das câmeras instaladas na cidade.

A partir do momento em que uma situação é capitada pelas câmeras de segurança, os Guardas de plantão passam a informação para o órgão competente. No total, foram registradas através deste equipamento 08 (oito), inclusas na estatística. Um desses fatos ocorreu no Beco do Mocambinho, próximo à Rua Carlos Gomes. Um homem traficava drogas quando foi flagrado pelas imagens. A ocorrência foi passada para a Polícia Militar que tomou as providências. “Nossos Guardas receberam a orientação para agir sempre em conjunto apoiando outros órgãos e assim conseguimos proporcionar ao cidadão um carnaval de paz e tranquilidade”, disse coronel Sergio Raykil, superintendente da SUSPREV.

No circuito da festa , as patrulhas da Guarda Municipal também fazem o acompanhamento dos fiscais da SESP, que reordenam o comércio informal e orientam os ambulantes. Assim facilitam a vida do folião. As ocorrências registradas pela SUSPREV foram subdivididas da seguinte maneira: 08 no vídeomonitoramento das câmeras; 03 apreensões de arma branca; 02 socorros prestados a população; 02 acompanhamentos; 07 apoios a outros órgãos; 01 agressão com lesão corporal; 02 objetos achados; 01 auxílio e 01 ameaça de agressão, total 27 ocorrências. Dentre os registros, a Guarda Municipal abordou um homem que passeava com três cães da raça Rottwailler na avenida Ademar de Barros. O autor foi encaminhado a Polícia Militar. Já na avenida Centenário, Cristiano Santos de Jesus, embriagado, fazia arruaça. Levado a um posto da Polícia Civil, foi constatado que o rapaz tem passagem pela polícia por furto e outros delitos.

NOEL TAVARES

ASCOM- SUSPREV

Nenhum comentário:

Postar um comentário