Translate

6 de abril de 2011

GCMs de Itapecerica realizam paralisação

Karen Santiago. GCMs fazem vigília; viaturas e motocicletas estão enfileiradas na base da corporação




Os Guardas Civis Municipais de Itapecerica da Serra aderiram em sua maioria, paralisação por tempo indeterminado na tarde desta quarta-feira, dia 06. Os GCMs reivindicam pela reestruturação do plano de carreira da corporação, prometido, segundo eles, há seis meses. Uma reunião nesta quinta-feira, no gabinete do prefeito pode encerrar de vez a paralisação caso o prefeito, Jorge Costa assine as mudanças do plano de carreira, já elaboradas.

“A reestruturação do plano de carreira precisa ser aprovada para o aumento salarial dos Guardas, por exemplo, o GCM de terceira classe recebe três referências a menos do que o agente de trânsito, apesar de fiscalizar o trânsito, autuar tanto motoristas quanto bares irregulares”, defendem.

De acordo com os Guardas Municipais, a administração da prefeitura alega não ter recursos para aprovar as mudanças no plano de carreira da corporação. “Os GCMs permanecem paralisados até que a aprovação das mudanças seja resolvida”, finalizaram.

Os Guardas escalados para esta quarta-feira pararam suas atividades, por volta das 14h. A equipe da noite também não saiu para rua. Viaturas e motocicletas ficaram enfileiradas dentro da base da corporação, já os GCMs cumpriram o plantão na base, com portões fechados.

Com a paralisação, a segurança dos moradores e a proteção dos prédios públicos municipais ficam prejudicados, sendo que está são as principais funções da Guarda Civil Municipal do município.

A Reportagem do Jornal na Net tentou entrar em contato com o Chefe de Gabinete do Prefeito, Heleno, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

GCM também parou em junho de 2009

Em junho do ano passado, dia 18, a Guarda Civil Municipal também ficou parada cerca de uma semana. A paralisação foi devido ao fim do prazo limite para a implantação do projeto de lei, que autoriza o uso de armas aos agentes municipais. Além de obrigar ainda a criação de ouvidoria e corregedoria da GCM na cidade através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes.

O projeto de lei foi encaminhado às pressas para a Câmara que foi obrigada a votar em regime de urgência por unanimidade no dia 22/06. Na manhã de quarta-feira, dia 23, o projeto foi encaminhado à Polícia Federal, que liberou o uso da arma de fogo aos guardas que puderam retornar ao trabalho.

Por Karen Santiago

Fonte: www.jornalnanet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário