Guardas homenageados
Com a finalidade de inibir a prática de bullying, a Guarda Municipal do Salvador realiza palestras sobre o assunto em diversas escolas da capital e da Região Metropolitana de Salvador – RMS. Desde quarta (13), até segunda (18), as atividades estão sendo desenvolvidas no Colégio Perfil, em Lauro de Freitas. Os trabalhos são desenvolvidos por membros do Núcleo de Projetos Especiais – Nupe, que aborda o tema da maneira mais simples possível para facilitar o entendimento.
De acordo a GM Elza Carolina, subcoordenadora do núcleo, bullying é a violência continuada física ou mental que acontece no ambiente escolar. Nas palestras, primeiro os agentes de segurança esclarecem aos convidados as atribuições da Guarda Municipal. Em seguida, repassam os conceitos do bullying (quem são os agentes envolvidos e suas consequências). “Nem tudo pode ser taxado como bullying. Para ser inserido no contexto têm que ser fatos contínuos de violência no ambiente escolar”, alerta.
Atento aos últimos acontecimentos sobre o assunto, o Colégio Perfil, através da Orientadora Educacional, Marcia Portinho, convidou a Guarda Municipal para fazer explanação sobre o tema. Durante o período, cerca de 640 estudantes, de 11 a 16 anos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 2º do ensino médio acompanham as palestras e tiram dúvidas. “A proposta surgiu porque já trabalhamos com outras instituições e nós discutimos com os alunos relações interpessoais com vários temas, um deles é o bullying”, enfatiza.
O bullying poder pode ser verbal, mental, moral, psicológico, material e o ciber bullying, conhecido como virtual. A coordenadora do Nupe, Renata Nascimento, explica que a vítima desse tipo de violência pode sofrer conseqüências só reparáveis a médio e longo prazo, e que atingem as relações sociais na vida adulta. Medo, angústia, ansiedade, dificuldade de relacionamento, rejeição ao ambiente escolar, diminuição do rendimento escolar, além de casos extremos que levam o envolvido a matar ou ao suicídio. “Inserimos o tema em nossas palestras ao perceber a necessidade de conscientizar a população que escola é lugar para estudar! Violência não”.
O Nupe já realiza atividades relacionadas a prevenção do bullying desde setembro de 2010. O subcoordenador do núcleo, Ricardo Tavares, relata que diversos estabelecimentos de ensino já foram atendidos como: Escola Municipal Antonio Euzébio – Cabula, Escola Municipal Lagoa do Abaeté – Itapuã, Instituto Social Objetivo – Cajazeiras, Escola da Península - Ribeira , Escola Municipal Imeja – Boca do Rio, e Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis - Plataforma. “Impactamos ao conversar com a direção e coordenação das escolas, além de estudantes e das famílias. “Não faça com o outro o que não quer que façam com você”, encerra
Guardas homenageados
Tendo em vista a responsabilidade, dedicação e comprometimento quanto aos trabalhos prestados na condução da ordem e disciplina de mais de 5 mil candidatos à contratação para vigias/porteiros da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do de Salvador, na semana de 08 a 11/02/2011, 15 Guardas Municipais foram homenageados na manhã de hoje (15), na superintendência, como forma de incentivo e reconhecimento aos seus trabalhos. Foram eles: Renato Horhenfeld, Julio Gomes, André Negrão, André Gomes, Anderson Alcântara, Diego Schetinni, Francisco Guedes, Isaac Santos, Jean Lima, José Benigno, Jean Bittencourt, Luiz André Feitosa, Rivaldo Cardoso, Robson Trindade e Wagner Alves. A atividade foi organizada pelo Centro de Valorização Humana da Guarda Municipal (CEVGM/ Serviço Social). “Me sinto valorizado pelo reconhecimento ao meu empenho. Quem ganha com isso é o cidadão”, agradeceu o GM Jean Lima.
Por ASCOM -SUSPREV 15-04-11
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário