Translate

23 de julho de 2011

Direto da Capital: DETRAN capacita condutores da Guarda Municipal

Por ASCOM-SUSPREV

Depois de 10 dias de aulas intensas no auditório do DETRAN, 58 Guardas do município de Salvador concluíram hoje (22), com aproveitamento excelente, o Curso para Condutores de Veículos de Emergência. As atividades aconteceram através de parceria entre a Escola Pública de Trânsito do DETRAN e a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, através da Gerência de Desenvolvimento e Corregedoria – GDCOR. A especialização corresponde à primeira etapa do Curso de Patrulhamento Operacional de Proteção de Autoridades Públicas – POPAP, que será desenvolvido pelo Centro de Formação da Guarda Municipal do Salvador.

A Escola de Trânsito do Detran oferece cursos de qualificação, capacitação e formação para concursados com atuação no trânsito. Com a disciplina Legislação para Abordagem Segura, por exemplo, os Guardas conheceram um pouco mais as regras do trânsito e aperfeiçoaram: os conhecimentos para conduzirem viaturas com mais atenção no desenvolver das atividades; a postura correta para se dirigir ao cidadão e, acima de tudo, o equilíbrio emocional para atuar na adversidade. “Este curso foi uma grande oportunidade para os GM`s se reciclarem, e assim reduzirem os índices de acidentes ao conduzirem viaturas”, disse a GM Natalia França, única mulher do curso.

Exercer a função de condutor de veículo de emergência requer conhecimento da legislação de trânsito, que é uma exigência de resolução do CONTRAN, sendo de extrema relevância para que o profissional desta área, exerça suas funções com responsabilidade, profissionalismo e competência. Um dos instrutores do curso, tenente Alden José, relata que a aprendizado dos Guardas é muito bom e que os motoristas da PM passaram por essa qualificação que tem duração de cinco anos. “Fizemos pesquisa de campo na PM e até ano passado encontramos 4 mil policiais habilitados em diversas categorias”, encerra.

O supervisor da Guarda Municipal, Anderson Basílio, revela que com o curso, os participantes aprenderam como conduzir melhor as viaturas em situação de emergência e a evitar que esses veículos apresentem problemas. Os Guardas também, receberam orientação sobre o momento correto de fazer ultrapassagens e sobre o uso do freio e da embreagem. “A partir de agora com a valorização e o reconhecimento podemos prestar melhor serviço a população”, enfatiza.

A Gerente de Desenvolvimento e Corregedoria – GDCOR, da Guarda Municipal, Olivia Ribeiro ressalta que os Guardas tiveram aprendizado com pessoas especializadas no ramo. “As aulas foram ministradas por espertise em trânsito que desenvolveram os conhecimentos necessários para melhorar a atividade do Guarda”. Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, afirmou que, com essas atividades a população e a SUSPREV ganham, ao especializar os Guardas que passam a desenvolver trabalhos com maior eficiência. “Este curso integra o Programa de Capacitação Continuada que promovemos para todos os Guardas do município de Salvador”, encerra.




Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710

Nenhum comentário:

Postar um comentário