Translate

27 de agosto de 2011

Furacão Irene começa a castigar litoral da Carolina do Norte

Na sexta-feira, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou a evacuação de 250 mil pessoas das zonas litorâneas mais vulneráveis do Estado

O furacão Irene, que deixou pelo menos seis mortos em sua passagem pelo Caribe, começou a castigar nesta sexta-feira o litoral da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com fortes ventos, chuvas torrenciais e uma ressaca "extremamente perigosa". As condições do clima piorando durante a madrugada, enquanto o centro de "Irene" se aproxima ainda mais da Carolina do Norte, onde deve chegar no sábado perto de Morehead City e das ilhotas próximas.

Irene, com ventos máximos sustentados de 160 km/h, mantém em alerta de furacão grandes centros urbanos do litoral atlântica dos EUA, incluindo Nova York, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos em seu boletim da meia-noite (horário de Brasília). Ainda é um ciclone de categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.

Está vigente um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde Nova Jersey e Nova York até a costa de Massachusetts, incluindo as ilhas de Martha's Vineyard e Nantucket. Permanece em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 48 horas) para o norte de Sandy Hook, em Nova Jersey, até a desembocadura do rio Merrimack, em Massachusetts.

Os meteorologistas recomendaram aos moradores que tomem precauções porque "Irene" causará uma ressaca "extremamente perigosa, que elevaria o nível de água entre dois e três metros acima da média normal". O sistema tropical é considerado um "grande furacão", já que seus ventos com força de furacão se estendem 150 km desde seu centro e os de força com tempestade tropical a 465 km.

Após passar pela Carolina do Norte, Irene se deslocará ao longo da costa nordeste dos Estados Unidos e afetará muitas cidades que se encontram na área, informou o meteorologista Félix García, do NHC.

Foto: Reuters

Publicado em: noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5315611-EI8141,00-Furacao+Irene+comeca+a+castigar+litoral+da+Carolina+do+Norte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário