Translate

27 de agosto de 2011

Furacão Irene provoca destruição, falta de energia e mortes nos Estados Unidos

Pelo menos quatro mortes já foram registradas

Do R7, com agências internacionais

O furação Irene, que atinge a Costa Leste dos Estados Unidos, já provocou destruição, falta de energia generalizada, inundações e ao menos quatro mortes, de acordo com a rede de TV CNN.

Três pessoas morreram na Carolina do Norte e uma, na Virginia. Segundo a polícia, uma criança morreu após uma árvore cair sobre um prédio de apartamentos. Ainda neste sábado (27), um motorista perdeu o controle e bateu em uma árvore. Em Nash County, um homem morreu quando um galho de árvore caiu sobre ele. Na sexta-feira (26), outro homem morreu de infarto enquanto pregava placas para proteger sua casa do furacão.

O furacão se dirige agora rumo à costa do sul da Virgínia, após provocar inúmeros danos. Segundo a CNN, quase um milhão de pessoas estão sem energia elétrica na Carolina do Norte e na Virginia.

O furacão tocou a terra na área de Cap Lookout, às 7h30 (8h30 no horário de Brasília) deste sábado (27), já com escala de intensidade diminuída, mas ainda com a força de um fenômeno de categoria 1, considerada perigosa, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), que tem sede em Miami. Na categoria 1, os ventos vão de 119 a 153 km/h. Devem superar 249 km/h para alcançar a categoria 5.

Antes mesmo de atingir a terra, o fenômeno já havia castigado a costa do Estado, com fortes ventos, chuvas torrenciais e uma ressaca "extremamente perigosa", que causou estragos no litoral durante essa madrugada.

As quedas de luz começaram já na tarde desta sexta-feira (26), devido a uma tempestade.

O governo da Carolina da Norte decretou estado de emergência em decorrência das ações do furacão Irene. As fortes rajadas e as chuvas já causam enchentes em diferentes locais, atingindo a região de Virginia Beach.

Autoridades locais e federais pedem para que a população mantenha estoque de comida, suprimentos e bateria, já que vários pontos do Estado estão sem energia.

Veja fotos da passagem do furacão

Nas zonas costeiras da Carolina do Norte, milhares de pessoas estavam sem energia elétrica, protegidas em abrigos ou cidades mais afastadas do mar, mas uma grande área do Estado sofre com chuvas torrenciais e ventos fortes.

O relatório mais recente do NHC recomenda ao Canadá que monitore o furacão, que pode cruzar a fronteira.

Parte do cais em Atlantic Beach, na costa da Carolina do Norte, desabou na madrugada deste sábado, de acordo com reportagens de televisão. E uma rajada de vento muito forte foi relatada na praia de Hatteras, no litoral do Estado.

O presidente Barack Obama aconselhou os americanos a "levar a sério a tormenta", que segundo ele pode ter proporções históricas". O presidente interrompeu as férias em Massachusetts e retornou a Washington na sexta-feira à noite.

Evacuação

Mais de 1 milhão de pessoas foram retiradas da costa de Nova Jersey, nordeste dos Estados Unidos, diante da ameaça da chegada do furacão Irene neste sábado à noite, informou o governador Chris Christie. A informação é da France Presse.

As pessoas obedeceram à ordem de evacuação e se deslocaram para o interior do Estado, incluindo 98% da população do Cabo May, uma isolada localidade que se encontra na rota do furacão.

Espera-se que o Irene atinja a região de Nova Jersey e Nova York durante a noite deste sábado, alcançando sua força máxima no domingo, antes de se deslocar para o norte.

Alessandro, leitor do R7, conta que onde vive, em Danbury City, a uma hora de Nova York, o clima está tenso, parecendo o fim do mundo.

- Aqui em Danbury ct há uma grande população brasileira, estão todos apavorados juntamente com os americanos. Hoje fui a seis redes grandes de supermercado para comprar água, já nao achei, as prateleiras estão vazias em algumas lojas. Postos de gasolina todos lotados, há filas e filas para abastecer.

A região de Washington, Nova York e Boston é das mais populosas do mundo, com 65 milhões de habitantes. O furacão pode chegar com ventos de 140 a 150 km/h, acompanhado de ondas de três a quatro metros de altura, segundo o NHC.

Aeroportos são fechados hoje

Os aeroportos de Nova York foram fechados a partir do meio-dia deste sábado (13h de Brasília) para todos os pousos devido à aproximação do furacão Irene, informaram nesta sexta-feira as autoridades aeroportuárias.

A decisão afeta os aeroportos de La Guardia, John F. Kennedy International e Newark, revelou o porta-voz da autoridade aeroportuária de Nova York e Nova Jersey.

Publicado em: noticias.r7.com/internacional/noticias/furacao-irene-provoca-destruicao-falta-de-energia-e-mortes-nos-estados-unidos-20110827.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário