Translate

23 de agosto de 2011

GCM realiza projeto piloto em escolas de Taboão da Serra

Karen Santiago

Palestra antidroga é ministrada para crianças

Visando desenvolver atividades sócioeducativa com crianças, um projeto piloto que integra a grade da Secretaria Nacional de Segurança Pública começou a ser desenvolvido na última terça-feira, 16, pela Guarda Civil Municipal nas Escolas Municipais de Taboão da Serra. A reportagem visitou uma das dez escolas que receberão palestras, brincadeiras, vídeos, teatro de fantoche com assuntos que vão desde antidrogas a educação no trânsito.

O projeto tem por objetivo conscientizar e inibir o receio que as crianças nutrem pela Guarda Civil Municipal. Somente na escola Ana Mafalda B. Carvalho cerca de 800 alunos, com idades entre 5 a 11 anos recebem os ensinamentos abordados por nove guardas municipais.

De forma didática e com imagens e exemplos que fazem refletir e por diversas vezes chocam a criançada, os guardas municipais abordam de maneira simplificada e clara os temas apresentados na Escola. O trabalho de conscientização acontece também em mais dez escolas municipais espalhadas pela cidade.

“A ideia é não causar impacto, mas fazer com que elas (crianças) reflitam e levem para casa o aprendizado. Além desses temas e também dicas de respeito com os professores, regras escolares, familiares e convivência, de forma preventiva, queremos agregar outros assuntos, como violência, bullying em outro momento”, comentaram os guardas.

Os Guardas Municipais avaliam como positiva a conscientização das crianças. “Os ensinamentos também nos deixam alegres e nos causam algumas decepções com a situação que algumas crianças vivem (nas ruas, já vem para a escola revoltados, algumas já são até viciadas em drogas). Deixamos as crianças à vontade para expressar as suas opiniões e experiências, além de contato com os guardas”.

Em relação aos alunos, o espanto toma conta das aulas. Já com uma certa experiência sobre o assunto, afinal deparam com os temas em suas próprias casas, em ambiente familiar, as crianças questionam os guardas, que por sua vez, tiram as dúvidas existentes. A interação é grande e intensa, algumas vezes, os “professores” precisam pedir a atenção da criançada, tamanha vontade de participarem.

Frases como: “Nesta foto ela está bebendo cerveja”, “Nossa, não sabia que a droga causava câncer”, “Olha só o que o cigarro contém” são usadas constantemente durante a explicação dos Guardas. De acordo com os GCMs relatos de alunos também são constantes após o início do projeto.

“Há relatos de crianças de 9, 10 anos que já estão envolvidos com drogas (são usuários), outros relatos de brigas em casa e que a criança já chega irritada e violenta na escola, além de brigas nas próprias escolas, onde as crianças se agridem, com chutes e tapas ”, relataram.

E complementaram, “Aprendemos muito mais que eles. Com esse projeto os GCMs são retirados das ruas para fazerem o preventivo com a educação transformadora, a ideia é que a criança melhore o convívio social e que cidadãos sejam formados para o mundo”, disseram os “professores”.

A Diretora da Escola, Solange Alves disse que a iniciativa é importante para sanar as curiosidades das crianças e cuidar dos problemas sem que antes eles aconteçam. “O problema acontece quando não existe a informação. A intenção é estimular que a informação seja passada para realmente as crianças saberem as conseqüências de cada tema abordado e possa repassá-las aos familiares e se manterem afastados dos temas abordados”, analisou.

Solange Alves conclui afirmando que se é na educação que tudo começa, a escola está fazendo a sua parte com o apoio da Guarda. “O objetivo é que juntos atinjamos um mundo melhor para todos”, finalizou.

Entre um intervalo e outro, para a pausa para o lanche, a reportagem constatou que os guardas municipais tornam-se heróis diante da criançada. Sem dispersarem, as crianças pedem autógrafos, conversam, elogiam e tentam ao máximo ficarem próximo aos GCMs.

As crianças no final do projeto realizam uma prova contendo perguntas referentes aos temas abordados e ganham um certificado. Na Escola Ana Mafalda B. Carvalho, visitada pelo Jornal na Net as aulas acontecem em dois períodos, de manhã e a tarde, quinta e sexta-feira.

Compõem o time de guardas no projeto: GCMs Gisele, Juliana, Andréia, Mauro Pereira, Souza, Bispo, Estevão; palestrante CD Fischer; GCM R Santos (equipamentos) e Inspetor Bernardes (responsável pela equipe).

Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2011/08/gcm-realiza-projeto-piloto-em-escolas.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AmigosDaGuardaCivil+%28AMIGOS+DA+GUARDA+CIVIL%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário