Translate

26 de agosto de 2011

Suspeito de ataque contra Perrone é nova carta do 'Baralho do Crime'

Homem procurado é suspeito de participar de ataque contra músico, diz polícia.
Dois outros suspeitos já estão presos em Complexo Penitenciário da Bahia.

Do G1 BA

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que o ‘Baralho do Crime’ ganhou, nesta quinta-feira (18), mais um novo rosto. O suspeito que integra a carta ‘Dama de Ouro’ é Cláudio Dacttes Magalhães, o “Baixo”, 34 anos, suspeito de dezenas de roubos na modalidade “saidinha bancária”.

Ele assume o lugar do ex-policial militar Paulo César Alves Filgueira, o ‘Paulo Escopeta’ preso por policiais civis no dia 16 deste mês.

De acordo com informações da polícia, as investigações indicam que “Baixo” agia em companhia de outros dois suspeitos presos no último dia 12 na Caixa Dágua, em Salvador. A polícia confirma que “Baixo” era o olheiro do grupo dentro das agências bancárias.

O suspeito passou a integrar o baralho da SSP por ser o único foragido dos três suspeitos de atirar no baterista da banda Estakazero, Paulo César Perrone, baleado após saída de um banco.

De acordo com a polícia, imagens de circuito de segurança foram analisadas pela Polícia Civil ajudando a identificar o suspeito, que aparece nas proximidades de Perrone, quando este se desloca em direção à porta do banco.


Arma

O Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (Icap), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), confirmou que a pistola calibre 380, encontrada no sábado (20) em poder de um assaltante é a mesma utilizada contra Perrone.

A polícia diz que, o suspeito confirmou em depoimento que autor do disparo contra o músico, pediu a ele que guardasse a arma. O suspeito foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma, falsidade ideológica e uso de documento falso. Ele segue custodiado na carceragem do Complexo Policial da Baixa do Fiscal.

Estado de Saúde

No dia em que o crime contra o baterista da banda Estakazero, Paulo César Perrone Júnior, completa um mês, a mãe do músico, Lúcia Perrone, conversou com o G1 e contou com exclusividade que até a próxima semana o baterista deve ser retirado da UTI do Hospital Geral do Estado (HGE) e encaminhado ao leito de um hospital privado de Salvador. Ela também adiantou novidades sobre a recuperação do músico. “Hoje ele já respira sem o auxílio de aparelhos e só permanece na UTI porque estamos procurando leitos em outros hospitais. Ele não abriu os olhos ainda, mas já chorou duas vezes ao ouvir os familiares e já responde a estímulos nas mãos, por exemplo,” conta dona Lúcia.

A mãe de Perrone explica que, para ajudar na recuperação, a família está liberando a visita de um amigo do músico por dia.

Nesta sexta-feira uma missa em homenagem ao músico foi celebrada na Igreja do Bonfim, em Salvador, e outra está marcada para a próxima quarta-feira (24), às 19h, na Igreja de São Cosme e Damião, no bairro da Liberdade. “Estamos rezando pela recuperação dele e comemorando o novo nascimento do meu filho”, anseia dona Lúcia.

A mãe do músico também fez um apelo às autoridades e à sociedade civil no empenho na resolução dos crimes na capital. “Precisamos pedir às autoridades e à população que colaborem com as investigações para que esses assaltantes, e outros que realizam o mesmo tipo de crime, não façam com os filhos de outras pessoas aquilo que fizeram com o meu”, deseja a mãe do músico.

Saidinhas bancárias

De janeiro a julho deste ano, 85 saidinhas bancárias foram registradas na capital baiana. Geralmente as vítimas dessa modalidade de crime são seguidas por bandidos que os observam dentro das agências bancárias para, posteriormente, realizarem o delito.

Recentemente, dois projetos para tentar coibir o crime foram aprovados na Câmara Municipal de Salvador e já valem como lei. O primeiro deles, publicado no Diário Oficial do Município no dia 11 de julho, determina as instalações de divisórias entre os clientes que utilizam os caixas dos bancos e os que aguardam na fila. A segunda lei, publicada no dia 20 de julho, determina que as agências bancárias passem a ter câmeras de segurança nas partes internas e externas às agências.

De acordo com o relator dos projetos, o vereador Alberto Braga (PSC), as medidas foram propostas a partir de uma adaptação de projetos já existentes em outros estados. As novas leis já estão valendo e as agências bancárias têm até 180 dias a partir da divulgação no Diário Oficial para atender em 100% as novas medidas.

Publicado em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/08/suspeito-de-ataque-contra-perrone-e-nova-carta-do-baralho-do-crime.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário