Translate

29 de setembro de 2011

Governo do Rio vai investigar enriquecimento ilícito de PMs

Secretário de Segurança pediu para ter acesso a declaração de bens de agente



O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que o órgão vai investigar se policiais estão enriquecendo ilicitamente dentro da Polícia Militar. Nesta quinta-feira (29), Beltrame anunciou o nome do novo comandante da PM: coronel Erir Ribeiro Costa Filho.


A Procuradoria Geral do Estado recebeu uma proposta de Beltrame em que pede permissão para requisitar dos policiais documentos que comprovem a renda, como declaração de bens, para evitar e coibir incompatibilidade de patrimônio dos agentes.

Beltrame nomeou Costa Filho depois do pedido de demissão do cargo do então comandante da PM Mário Sérgio Duarte. Ele explicou ao secretário, por meio de uma carta, que o motivo pelo pedido de exoneração do cargo é “não deixar espaço para dúvidas quanto à responsabilidade no processo de escolha dos Comandantes, Chefes e Diretores da Corporação”. Duarte nomeou para o comando do 7º batalhão, em São Gonçalo, o tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira, preso sob suspeita de mandar matar a juíza Patrícia Acioli.

Questionado sobre os últimos acontecimentos – até esta quinta-feira são ao menos dez policiais militares presos sob suspeita de envolvimento na morte da juíza e mais um com prisão decretada -, Beltrame fez um desabafo dizendo que “nada mais na polícia me surpreende”.

- Eu estou sem dormir desde domingo. Desde que assumi, nada mais me surpreende neste trabalho e sei do tamanho da minha missão. Não estou aqui de passagem, mas também não estou de passeio. Se quisesse, eu poderia esconder a cabeça embaixo da mesa, mas vocês sabem que este não é o meu perfil. Temos problemas, há perdas e ganhos que fazem parte do trabalho. A vida segue pois há muito o que ser feito.

Beltrame fez questão de reiterar que nada desestabiliza a PM e tampouco a política de segurança em projeto para o Estado do Rio.

- Nós temos uma proposta para o Estado do Rio de Janeiro e nada vai desestabilizar a corporação. A polícia do Rio está levantando, investigando e prendendo. A instituição demonstra sua legitimidade na capacidade que tem de cortar a própria carne. Mas, temos de levantar e avançar junto com a sociedade.

Publicado em: noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/governo-do-rio-vai-investigar-enriquecimento-ilicito-de-pms-20110929.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário