Translate

10 de novembro de 2011

Policiais escoltavam bando em fuga da Rocinha por R$ 5 milhões

PF flagra três agentes da Civil e um PM com aparato para proteger comparsas de Nem
Rio - Três policiais civis, um PM reformado e outro expulso da corporação, que escoltavam cinco bandidos em fuga da Rocinha, em São Conrado, foram presos, na noite desta quarta-feira, por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal (PF). Às vésperas da ocupação das forças de segurança que se anuncia para a comunidade, o aparato ‘policial’ montado para proteger a saída de comparsas do chefe do tráfico de drogas da favela, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, custaria à quadrilha R$ 5 milhões.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Traficante Coelho (de preto) está entre os presos na ação da PF | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Um dos presos é Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, que comandava o Complexo de São Carlos, no Estácio. Depois da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) naquela comunidade, ele se transformou no principal aliado de Nem. Para tentar fugir do cerco da PF na Rocinha, os bandidos usaram quatro carros de luxo, um deles blindado. Mas o grupo foi interceptado na Estrada Gávea, por volta das 18h. Os agentes da PF apreenderam ainda fuzis, granadas, joias e dinheiro.
A operação deixou o clima tenso. Um Ciep foi fechado de dia na Estrada da Gávea. Tiroteio na Rocinha foi ouvido na Praça Santos Dumont, na Gávea, causando pânico no início da noite. Algumas famílias se mudaram às pressas da favela com medo dos tiros.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Armas e drogas são apreendidas durante a operação | Foto: André Mourão / Agência O Dia
A ação para prender os maus policiais começou de manhã. Pelo menos 40 homens da PF, em 10 viaturas e carros descaracterizados, cercaram a Rocinha. Os agentes se infiltraram na favela vestidos com camisetas, bermudas e chinelos. Ainda pela manhã, agentes da Corregedoria da Polícia Civil também foram para a Rocinha. Eles tinham a informação de que Nem fugiria com a proteção de policiais.
O Bope, com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Civil, trocou tiros com bandidos na mata. Policiais tinham a informação de que Nem tentava fugir. Desde terça-feira, 150 policiais do Batalhão de Choque reprimiam o tráfico na Rocinha.

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Dinheiro e joias foram apreendidos com bandidos | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Os traficantes presos na ação são Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, apontado como chefe do tráfico no Morro do São Carlos, no Estácio, na região central do Rio, Sandro Luis de Paula Amorim, o Peixe, um dos líderes do tráfico na mesma comunidade, Paulo Roberto Lima da Luz, o Paulinho, Varquir Garcia dos Santos, o Carré, e Sandro Oliveira.

Entre os policiais civis, estão Carlos Daniel Ferreira Dias, lotado na Secretaria de Saúde Pública, Carlos Renato Rodrigues Tenório, lotado na Delegacia de Roubo e Furtos de Cargas e Wagner de Souza Neves, lotado na Delegacia de Roubo e Furtos de Cargas. Também foram presos o policial militar reformado José Faustino Silva e o ex-PM,  Flávio Melo dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário