Translate

26 de janeiro de 2012

Bahia registra queda no número de homicídios, mas RMS ainda requer cuidados

Cinco cidades da Região Metropolitana de Salvador apresentaram aumento na taxa de homicídios


Por Redação do Ibahia
A Bahia registrou em 2011 uma redução de 5,5% no índice de homicídios dolosos, em comparação a 2010. Conforme divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), esta é a primeira vez nos últimos dez anos que a curva de mortes violentas na Bahia registra queda. Entre 2010 e 2011, em todo o estado, diminuíram também os registros de roubos a residências (4,5%) e assaltos a transeuntes (1,7%).

Na capital baiana, os registros de homicídios tiveram redução de 3,1%. O Nordeste de Amaralina, CIA, Brotas, Boca do Rio e Periperi foram as regiões que tiveram maior redução. No Nordeste, onde foram instaladas três bases comunitárias, a redução foi de R$ 46,8. Em 2010, foram 62 homicídios, contra os 33 assassinatos no ano passado.

Seis cidades da RMS apresentaram redução no número de assassinatos. São elas: São Sebastião do Passé, Itaparica, Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila e São Francisco do Conde. Em Madre de Deus, o número se manteve estável, pois tanto em 2010 quanto em 2011, foram registrados quatro homicídios na cidade.

Mas em outras cinco cidades da região Metropolitana de Salvador não há motivos para comemorar. Mata de São João, Pojuca, Vera Cruz, Candeias, Camaçari e Madre de Deus tiveram aumento no número de homicídios. Em Mata de São João, o aumento chegou a 147%; em Pojuca o aumento foi de 125%; Vera Cruz aumentou 61%; Candeias teve 25% a mais; e em Camaçari, o número de homicídios cresceu 7%.

Os dados foram apresentados durante balanço feito pela Secretaria da Segurança Pública, na tarde desta quinta-feira (26), na sede do Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo da Bahia.
 
Confira:



EstratégiasEntre as ações da Segurança Pública que se destacaram em 2011 está o lançamento do programa Pacto pela Vida, responsável por criar o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e implantar as bases comunitárias de segurança em Salvador, nas comunidades do Calabar, Nordeste de Amaralina e Subúrbio Ferroviário.

Este ano, o governo baiano também lançou o Viver sem Drogas, um conjunto de ações que atuam na prevenção e combate ao uso e tráfico de drogas, especialmente, ao crack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário