Translate

4 de janeiro de 2012

Laboratório é multado por testes com crianças


FOLHA.COM 
A justiça argentina rejeitou a apelação do laboratório americano GlaxoSmithKline e ordenou o pagamento de uma multa de aproximadamente US$ 230 mil por irregularidades cometidas durante os testes de uma vacina em crianças de famílias pobres, informou nesta terça-feira uma autoridade judicial.
A penalidade também atinge dois médicos e está relacionada com falhas em ensaios clínicos executados durante os anos de 2007 a 2008 nas províncias de Santiago del Estero (norte do país), Mendoza e San Juan (nordeste), para monitorar o desenvolvimento de uma vacina contra a pneumonia e otite.
O laboratório e os dois pesquisadores "descumpriram requisitos legais básicos para levar adiante os testes em quase 14 mil crianças", conforme a investigação realizada pela Anmat (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica).
O órgão lançou uma multa, da qual a empresa americana apelou, mas que foi finalmente confirmada pelo juiz Marcelo Aguinsky, de acordo com um porta-voz da justiça argentina.
O laboratório manifestou hoje seu desacordo com a sanção e antecipou que vai apelar novamente, conforme um comunicado oficial dessa empresa.
Na investigação realizada pela Anmat forma detectadas falhas nos procedimentos de obtenção do consentimento, o que afetou os direitos dos pacientes, afirmou o órgão em um relatório divulgado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário