Translate

17 de fevereiro de 2012

Guarda Municipal de prontidão para o Carnaval

       


Por ASCOM-SUSPREV 15-02-2012 
Promover ações de prevenção à violência e auxiliar os diversos órgãos do município e do estado visando proporcionar ao cidadão um carnaval de muita paz, tranqüilidade, harmonia e alegria. É desta forma que a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência - SUSPREV coloca nas ruas da cidade 714 Guardas Municipais para atuar de amanhã (16) até a próxima quarta-feira (22), período em que Salvador promove a maior festa popular do planeta, o Carnaval da Bahia 2012. De acordo com coronel Sergio Raykil, superintendente da SUSPREV esse é o quarto ano consecutivo em que a Guarda Municipal do Salvador participa ativamente na realização da festa. “Em tão pouco tempo nossa eficiência se tornou uma marca forte e nossos Guardas se orgulham por fazerem parte do contexto segurança em Salvador”, completa.
Além de proteger os equipamentos de montagem e desmontagem do cenário da festa, a Guarda Municipal do Salvador opera as câmeras instaladas dentro e fora do circuito com o objetivo de evitar a prática da depredação do patrimônio, atos de vandalismo e outros tipos de violência que sofrem o cidadão e os monumentos públicos. A partir de um trabalho integrado, as câmeras de segurança instaladas no circuito da folia vão proporcionar ações mais rápidas e eficazes, pois no ato da percepção de cada ocorrência os operadores entram em contato com a polícia, SAMU ou com o Guarda Municipal mais próximo. O subgerente de Operações da SUSPREV, Carlos Damasceno destaca que o fator prevenção é essencial num evento que reúne cerca de dois milhões de pessoas, durante sete dias. “A SUSPREV, vê o Carnaval como um evento que possibilita os órgãos municipais realizarem um trabalho de qualidade no controle social do município. A Guarda possui missão essencial na proteção de bens, serviços e instalações públicas municipais e na realização de atividades garantidoras do poder público municipal”, encerra.
Dos 714 Guardas que vão atuar durante a festa, a SUSPREV designou 437 para atuar junto a SESP em apoio aos agentes da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização – CLF, na preservação da integridade física dos agentes de fiscalização e manutenção da ordem durante as atividades de ordenamento do comércio informal, 16 Guardas estão de prontidão na Coordenadoria de Governança Eletrônica - COGEL e atuam durante 24 horas por dia registrando ocorrências flagradas pelas câmeras. Outros Guardas atuam nos seguintes locais: 100 nos postos de saúde; 40 em apoio a SETAD; 66 em apoio a Saltur; 16 em apoio a SEPLAG; 12 em apoio a Fundação Gregório de Matos; 12 em apoio a CODESAL, além de outros Guardas que serão empregados em situações diversas. As patrulhas de apoio a SESP contarão com a utilização da TASER (Arma de baixa letalidade), que serão manuseadas pelos comandantes e subcomandantes de cada equipe, os demais Guardas Municipais contarão com a utilização de capacetes e tonfas.
Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário