Dois homens foram presos na manhã de ontem, na favela Gamboa, em Santo André, com carta de facção criminosa que dá ordem para executar policiais militares na região. O feirante Thiago Alves dos Santos, 19 anos, e o desempregado Rafael Araújo da Silva, 31, foram abordados por equipe da Força Tática da Polícia Militar durante incursão no núcleo a fim de verificar denúncia de tráfico de drogas.
Em folha de papel encontrada no bolso de um dos suspeitos, o texto escrito à caneta preta incitava integrantes de quadrilhas espalhados por bairros como Jardim Cristiane, Jardim Santo André e Favela Gamboa a atacar policiais militares com armamento pesado. A carta deixa claro que o descumprimento da ordem acarretará em represálias. Apesar de não citar nomes, o documento será utilizado para que a Polícia Civil investigue o caso.
Depois de abordada, a dupla levou os policiais até um barraco vazio, no meio da favela. No local foram encontradas diversas cópias da carta, além de armamento pesado, como morteiro de 150 mm de uso exclusivo do Exército, três granadas, uma carabina calibre 28, dez munições de fuzil 7 mm e três radiocomunicadores. Foram apreendidos também 1.000 papelotes de entorpecentes, entre maconha, crack e cocaína, e o livro de contabilidade da quadrilha. Segundo a polícia, a droga era comercializada pela favela.
De acordo com informações de policiais que participaram da ação, esta foi a terceira ocorrência registrada no mesmo barraco no período de um ano. Em meados de 2011, a investigação de um homicídio ligado à disputa de território pelos chefes do tráfico de drogas levou as forças de Segurança ao mesmo local. Na ocasião, um homem foi preso por venda de entorpecentes. O espaço não apresenta indício de ter sido ocupado recentemente, mas segundo a polícia, já pode ter servido de cativeiro. Além de camas, sofá e uma mesa, havia latas de cerveja e maços de cigarro vazios dentro de sacola de plástico em uma pia na cozinha.
Os dois homens detidos têm antecedentes criminais por tráfico de drogas e teriam confessado participar de organização criminosa, segundo policiais militares.
Ambos foram encaminhados ao 1º DP (Centro) de Santo André, onde a ocorrência foi registrada. A investigação segue sob os cuidados da Polícia Civil.
Diário do Grande ABC
Blog Amigos da Guarda Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário