Petrolina
As informações são do Blog do Geraldo José
150 jovens, entre 15 e 24 anos, participaram ontem (12) do primeiro seminário reunindo, além da coordenação geral do Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo), representantes do poder público de Petrolina e a equipe de instrutores. O Projeto, iniciado no último dia 03 de setembro, tem a duração de um ano e atenderá a comunidade do José e Maria e entorno. Durante cerimônia, que contou ainda com a participação do Tenente-Coronel do Grupamento do Corpo de Bombeiros, Luiz Cláudio, o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, a secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho e o Coordenador do programa, Marcos Del Nero, foram realizadas apresentações culturais com jovens já integrantes do Protejo e a participação especial do bailarino petrolinense Zezinho Lecter, novo contratado de uma companhia baiana.
O trabalho que tem a meta ampliar os conhecimentos, unindo-se à formação escolar da rede regular de ensino será desenvolvido sob conceitos de cidadania através de atividades culturais, esportivas e educacionais que visam resgatar a autoestima, possibilitando a disseminação da cultura de paz nas comunidades. “Fico feliz em participar de uma ação como esta e através dela poder sonhar com novas expectativas para o futuro. Tudo que já estamos vendo vem somar e fazer com que tenhamos mais chances e qualificação para o mercado de trabalho, além de contribuir com nossa vida como um todo”, afirmou a aluna Maria Lucimaria Pereira de Brito.
A ação é resultado da parceria entre o município, através da Secretaria de Segurança Cidadã e Governo Federal pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Nesse período, os estudantes terão aulas sobre Direitos Humanos, Artes, Esportes, Empregabilidade, Empreendedorismo, Trabalhos Manuais, entre outros. O público-alvo, composto por jovens e adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana ou que vivem nas ruas, egressos do sistema prisional, em cumprimento de medidas socioeducativas ou penas alternativas, serão assistidos por meio de inclusão social.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã de Petrolina, Cel. Daniel Ferreira, a ação visa dar noções reais de cidadania, reforço de valores e qualificação profissional. “Cada estudante tem nas mãos a grande oportunidade de mudança de vida. Vamos capacitá-los, propor ferramentas reais para que tenham sua cidadania assegurada, sua dignidade resgatada e que daqui saiam cidadãos conscientes e grandes profissionais capazes de fazer a diferença por onde passarem. Essa é a nossa preocupação que investe nas pessoas e busca a cada dia oferecer segurança a todos”, explicou.
Blog do Geraldo José
Nenhum comentário:
Postar um comentário