Translate

23 de novembro de 2012

AVALIAÇÃO OFICIAL DA PM SOBRE A REBELIÃO NO CONJUNTO PENAL DE JUAZEIRO


Por volta das 04 horas do dia 19/11, ao transferir 05 (cinco) detentos do raio B para o raio A e chegada a vez de conduzir o detento Francisco Soares dos Santos Filho, vulgo “Fernandinho”; o mesmo reagiu causando tumulto e agitando os demais detentos do raio B contra os agentes e policiais militares, por entender que estaria sendo transferido para o Presídio de Serrinha/BA. Durante o tumulto os detentos derrubaram grades e paredes do raio B, além de destruir parcialmente o raio A. Além disso, dois policiais foram lesionados levemente por pedradas jogadas pelos detentos e 04 (quatro) outros detentos do mesmo “Raio B” foram feitos de reféns, bem como foram agredidos por várias vezes pelos próprios rebelados.

A situação tomou proporções delicadas, posto que no teatro de operações, a PM se encontra com força tática considerável em postos de observação na parte externa do presídio, ou seja, (157) cento e cinquenta e sete policiais militares das Companhias Independente desta cidade 73ª, 74ª, 75ª, 76ª, CETO/CPRN, ambas pertencentes a este Comando Regional Norte, CIPE/CAATINGA, do Comando de Policiamento Especializado e o 9º GBM/Juazeiro, somados a quarenta e três (43) policiais militares do Batalhão de Policiamento de Choque, da capital do Estado.

02 (duas) equipes do SAMU, fizeram o transporte de 05 feridos para os hospitais. Por volta das 06h30 do dia 20/11/2012, foi procedida a tomada do raio B por policias militares do BPChoque e CIPE/Caatinga, onde de forma pacífica e cuidadosa foi realizada a revista em todo local sem a necessidade de uso da força ou munição química, sendo a rendição dos presos ocasionada pelo desgaste sofrido na depredação do prédio, o corte da água e alimentos.

Dos 287 presidiários do Raio B, 99 (noventa e nove) foram remanejados para outros presídios da Bahia, sendo assim distribuídos: 20 (vinte) para a UED – Unidade Especialização Disciplinar; 25 (vinte e cinco) para a Penitenciaria Lemos e Brito; 20 (vinte) para o COP – Centro de Observação Penal; 10 (dez) para o Presídio de Salvador, todas essas na Capital do Estado, e ainda, 10 (dez) para o Presídio de Serrinha e 14 (catorze) no Presídio de Feira de Santana, essas outras no interior do Estado. O restante dos presos integrantes do Raio B, ou seja, cento e oitenta e oito (188) foram transferidos para a Ala Feminina do Próprio presídio, sendo as presidiárias dessa ala relocadas para o Semiaberto II. Para esse procedimento foi necessário reforçarmos o policiamento naquele “mini presídio”, em razão de risco e face o elevado número de presidiários numa estrutura de 08 celas.

Compareceram na tarde do dia 20/11/2012, os juízes Roberto Paranhos e Paulo Ney; o promotor Alexandre Lhamas, onde verificaram toda destruição do patrimônio público; uma equipe de perícia da Polícia Técnica e o Dr. Flávio, delegado desta cidade.

O sucesso da operação, sem nenhuma vítima fatal, ocorreu graças à ação forte e legalista da PMBA, que agiu com bastante equilíbrio e planejamento, fazendo uma intervenção técnica em ambiente prisional. O Comandante da operação foi Cel PM Inácio Paz Lira Junior, Comandante do CPRN/Juazeiro e contou com a participação do Maj Ubiratan, Cmt da 73ª CIPM; Maj PM Iulo, Cmt da 74ª CIPM; Ten Cel PM Sampaio, Cmt da 75ª CIPM; Maj PM Motta Lima, Cmt da 76ª CIPM e Maj PM Soares, Cmt da CIPE-Caatinga; além de Oficiais intermediários e subalternos das respectivas UOps, bem como o Maj PM Júlio César, representante da Secretaria de Administração Penitenciaria e Ressocialização, acompanhado pelos Cap PM Enaldo, Superintendente de Inteligência da SSP e Coordenador de Inteligência SEAP; Cap PM Viroli, negociador designado pelo CPE, auxiliado pela Sgt PM Léa Andrade. Por volta das 17 horas do dia 20 encerrou-se toda a operação PM de restauração da segurança no Presídio de Juazeiro.

Fonte: Blog do Geraldo José

Nenhum comentário:

Postar um comentário