Translate

29 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) PASSARÁ POR REFORMA ADMINISTRATIVA


Aconteceu no último dia 19/01, sábado, das 09 h. as 12:00 h. no auditório da Igreja Católica São Francisco de Assis, no bairro Bela Vista, Teixeira de Freitas, Ba. Reunião Geral da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, que tem a frente o tenente coronel Bartolomeu Correia Calheiros. A Secretaria possui um corpo administrativo integrada pelos seguintes órgãos: Departamento de Defesa Civil, Departamento da Guarda Municipal, Departamento de Defesa Social e recentemente o Departamento de Trânsito.
Em seu discurso, o Secretario fez esclarecimentos sobre a Reforma Administrativa que brevemente acontecerá na Guarda Municipal. Firmou seu apoio ao Comando que encontrou na Guarda, dando aval para os mesmo continuarem à frente do grupo, para isso o comandante GCM Vieira foi nomeado Diretor do departamento da Guarda Municipal e o subcomandante GCM Alves foi nomeado chefe de divisão da Guarda municipal. Contudo ambos os cargos tem o mesmo valor “são dois chefes”.


Sobre o Estatuto, o secretario informou que está quase pronto, faltam apenas duas observações, para então ser encaminhado ao prefeito.
Quanto à AVGMTF(Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas), o Secretario tem o objetivo de trabalhar juntos, desde que sejam atendidos os interesses da classe.
Ainda esse mês as horas extras serão substituídas por gratificações. Observando a importância das mesmas serem incorporadas ao salário após dois anos de recebimento.
Postura Disciplinar foi um tema discursado em forma de reflexão pelo do Coronel, que destacou a importância do respeito à Lei. O Respeito ao cidadão consolida a democracia plena. Temos o dever de respeitar o outro, e entender que “o meu direito vai, até onde começa o direito do outro”, disse o Secretario.
Haverá dois quadros de Guardas Municipais. O GUARDA PATRIMONIAL, E O GUARDA DE SEGURANÇA.
Após a Reforma Administrativa ser aprovada pela câmara de vereadores, todos os vigias do Município passarão a serem guardas municipais oficialmente.


Haverá dois quadros de guardas: o Guarda Patrimonialque cuidará somente do patrimônio da prefeitura e o Guarda de Segurança, que poderá fazer policiamento ostensivo igual a policia, usando arma e tudo mais de direito. Para ser deste segundo grupo, o guarda municipal deverá ser aprovado em concurso público, atendendo as exigências da grade curricular da SENASP. Para os guardas municipais haverá quotas, e será exigida escolaridade mínima de 2° grau completo. Quanto à idade a Secretaria estará discutindo com o corpo da guarda.

Fonte: Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA

Febaguam

Nenhum comentário:

Postar um comentário