Translate

19 de março de 2013

ARTIGO: TENHO ORGULHO DE SER GUARDA MUNICIPAL

Por: Reginaldo Diniz.

Algumas Guardas Municipais, infelizmente ainda caminham em passos lentos, quando o assunto é Armamento e policiamento ostensivo, Todos os GMs realizam um ótimo trabalho dentro de suas possibilidades com os poucos recursos e amparo jurídico  de suas prefeituras, muitos prefeitos ainda vivem com uma mentalidade antiga, atrasada para os dias de hoje, onde qualquer bandidinho pé de chinelo anda com pistola na cintura, e porque que um pai de família, funcionário público de carreira, não pode passar por um treinamento e trabalhar armado para proteger a si mesmo e a população?

Vai me dizer que um Guarda Municipal que passa por treinamentos, testes psicológicos não está preparado para atuar armado?

 Guarda Municipal não é Policia, e nunca vai ser, Guarda Municipal é uma das forças de Segurança pública que está ai pronta para somar e ajudar a combater a criminalidade, não sei por que algumas prefeituras colocam comandantes que vem com manias de Militarismo, e seguram ao Maximo o crescimento das Guardas Municipais, com medo que ela "roube o trabalho da policia militar" os Guardas Municipais Nunca irão roubar ou fazer o trabalho da Policia Militar, apenas irão contribuir com a segurança de todos e diminuir a sobre carga que sofrem os Policiais Militares que estão sempre batendo de frente com a Marginalidade e fazem um excelente trabalho que merece o respeito de todos.

A Guarda Municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na segurança pública utilizando-se do poder de polícia administrativa delegado pelo município através de leis complementares. 

Algumas administrações locais têm utilizado a denominação Guarda Civil Municipal para designar o órgão em cidades do interior e Guarda Civil Metropolitana para as grandes capitais do Brasil. A denominação "Guarda Civil" é oriunda das garbosas Guardas Civis dos Estados, extinta durante a ditadura militar.

As Guardas Municipais apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no Brasil. Em outros países – a exemplo dos Países Baixos, Espanha, Bélgica, Portugal, Itália e França, bem como nos Estados Unidos e no Reino Unido – as administrações municipais possuem forças locais que atuam na segurança de seus cidadãos.

É tão clara a intenção do constituinte de admitir uma atividade de polícia administrativa pelas guardas municipais, que houve por bem inseri-las no art. 144.§ 8º - Os Municípios poderão constituir Guardas Municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. 

Em: http://guardamunicipalcuritiba.blogspot.com.br/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário