Translate

22 de março de 2013

PARAÍBA: REPERCUTE ORIENTAÇÕES DA SSP PARA EVITAR ASSALTOS À MULHERES

Por: 190PB

O deputado estadual Frei Anastácio disse hoje na Assembleia Legislativa que a Paraíba passa por mais uma situação de ridicularizarão nacional, em consequência de orientações da secretaria de Segurança Pública que manda mulheres fazer caretas, franzir a testa e falar alto para evitar assaltos.

"O assunto foi tratado com chacota pela revista Veja desta semana. É inacreditável que o site de uma secretaria de segurança pública forneça tais orientações", disse o deputado.

O deputado disse que "a verdade é que a Paraíba é o sexto estado da federação, proporcionalmente falando, mais violento do país, segundo o mapa da violência elaborado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. Recomendações como as descritas no site da secretaria de segurança, tais como, abre aspas "faça cara de brava", "franzir as sobrancelhas", "falar alto consigo mesma", "mantenha as chaves do carro e da casa em chaveiros separados", entre tantas outras dezenas, definitivamente, não vão fazer baixar os altos índices de criminalidade existentes no estado", disse o deputado.

O petista destaca que a falta de coragem para assumir as deficiências que ostenta a atual política pública de segurança, tem feito a Paraíba passar por situações vexatórias. "Talvez por incapacidade do poder público de lidar com a violência, a secretária de segurança prefere fazer essas recomendações ridicularizadas às mulheres. A Revista Veja expôs de maneira singela a forma descompromissada com que o governo do estado trata do problema da segurança. Algo, tipo, "o problema é teu e adota essas recomendações para ver se não é assaltada ou roubada", frisou.

Frei Anastácio acrescentou que absolutamente, a prática não deve ser essa. O estado tem que assumir seu papel e garantir de forma eficiente as condições mínimas de segurança para o cidadão paraibano. "Se as mulheres paraibanas, que são belas, forem agirem assim teremos uma multidão de pessoas nas ruas agindo como bobas. O povo da Paraíba é inteligente e não irá adotar isso. Mas, o pior é a vergonha que fica para a população ver esse tipo de assunto publicado numa revista nacional", lamentou Frei Anastácio.

Com informações do Blog  Amigos da Guarda Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário