Translate

12 de abril de 2013

Cabral anuncia aumento de 50% na gratificação de policiais de UPPs

Prefeitura, responsável pelo pagamento, não confirma data para o aumento.
Nesta sexta foram inauguradas as UPPs do Caju e da Barreira do Vasco.


Por: Mariucha MachadoDo G1 Rio
Governador do Rio, Sérgio Cabral, e secretário de Segurança Pública participam de cerimônia (Foto: Mariucha Machado / G1)
Governador do Rio, Sérgio Cabral, e secretário de Segurança Públicaparticipam de cerimônia (Foto: Mariucha Machado / G1)
Durante inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Caju, na Zona Portuária do Rio, o governador Sérgio Cabral anunciou um aumento de 50% na gratificação dos policiais militares que atuam nas UPPs do Estado do Rio. A prefeitura, responsável pelo pagamento, não confirma a data e o valor do pagamento, que ainda é estudado.
De acordo com Cabral, sem segurança, todo o resto fica comprometido. "Não pode se falar em emprego, saúde, lazer, transporte e educação sem segurança. A violência degrada e acaba com tudo. Desde 2007 estamos comprometidos em mudar essa situação", afirmou o governador.

Segundo o comentarista Rodrigo Pimentel, atualmente, os policiais recebem uma gratificação de R$ 500 pela atuação nas UPPs. Após o reajuste, que deve acontecer em maio, a gratificação passará a ser de R$ 750.
Também participaram do evento o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame e o comandante das Unidades de Polícia Pacificadora, Paulo Henrique Azevedo de Moraes. Trezentos policiais ficarão na região do Caju para o patrulhamento de 13 comunidades. O policiamento será feito através de quatro bases avançadas, nas comunidades Manilha, Parque Alegria, São Sebastião e Seninha e uma sede administrativa na Vila Tiradentes.
A UPP do Caju será comandada pela major Alessandra Carvalhaes, que antes comandava a UPP do Morro da Formiga. “É gratificante quando dão outra função pra gente porque é um reconhecimento. É um desafio profissional.  Quando houve a proposta, fiquei satisfeita, renovada. Aqui são 13 comunidades e lá era só uma. A medida que a gente vai galgando novos postos, vamos recebendo também outros desafios”, contou a major Carvalhaes.

Por volta das 12h, o governador também inaugurou a UPP da Barreira do Vasco, na Zona Norte, que contará com a atuação de 150 policiais. Ao todo, 15 comunidade e 26 mil moradores serão atendidos pelas duas UPPs. Atualmente, o Rio conta com 32 Unidades de Polícia Pacificadora. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a próxima comunidade a receber UPP é o conjunto de favelas da Maré.

Policiais da UPP do Caju se preparam para a cerimônia de inauguração. (Foto: Mariucha Machado / G1)
Policiais da UPP do Caju se preparam para a cerimônia de inauguração. (Foto: Mariucha Machado / G1)
Segundo a major, o clima é de tranquilidade na comunidade.  “A população tem auxiliado os nossos trabalhos. Eles demonstram carinho pela polícia, mostram que estão felizes com a nossa presença”. As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário