Translate

8 de abril de 2013

Cardozo Participa de Formatura de Guardas em são Bernardo (SP)

Para José Eduardo Cardozo, São Bernardo está no caminho certo ao investir na ampliação e reestruturação da Guarda Civil Municipal.


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participaram na manhã deste sábado (06/04) da formatura de 240 novos guardas civis municipais. Com os novos integrantes, o município passa a contar com um efetivo de 971 GCMs. Outros candidatos remanescentes do concurso público já foram chamados pela Secretaria de Segurança Urbana para o curso de formação, ultrapassando, assim, a meta de mil guardas no efetivo da GCM do município.
O chefe do Executivo enfatizou o papel da GCM na prestação de um serviço de melhor qualidade para a população. "Esse é um trabalho de grande importância, até porque temos buscado atuar de forma integrada e contribuindo com os demais órgãos de segurança da nossa cidade. Também merece destaque o aumento de mulheres na corporação. Com as novas GCMs, estamos chegando a quase 30% do efetivo feminino estabelecido pelo estatuto, mas esperamos em breve superar esse número", destacou Marinho.
Para José Eduardo Cardozo, São Bernardo está no caminho certo ao investir na ampliação e reestruturação da Guarda Civil Municipal. "O enfrentamento da violência e a construção de políticas públicas são o grande desafio do nosso País. Entre essas causas estão problemas na estrutura dos órgãos de segurança. Temos de ter políticas de segurança pública que aproximem o cidadão da força policial. Para que possamos enfrentar juntos a questão da criminalidade, precisamos avançar na construção dessas políticas entre a União, Estado e municípios e São Bernardo tem feito isso", apontou o ministro.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Benedito Domingos Mariano, a partir de agora, São Bernardo passa a contar com o maior efetivo do Estado de São Paulo e um dos maiores do País, considerando-se a proporção de habitantes. "Em 2009 tínhamos 530 guardas e hoje saltamos para 1.006, em uma demonstração inequívoca de que a segurança pública no município foi elevada a um patamar de cogestor na prevenção da criminalidade", citou.
Por meio do aumento do efetivo, a Guarda Civil Municipal irá reforçar o policiamento preventivo em diversas regiões da cidade, uma vez que esses guardas serão direcionados para as seis inspetorias regionais da cidade (Centro, Assunção, Rudge Ramos, Riacho Grande, Taboão/Paulicéia e Batistini/Alvarenga).
Também participaram da formatura demais secretários municipais e familiares dos GCMs. A Banda da Guarda Municipal de Guarulhos fez uma apresentação especial para cerca de mil pessoas na Esplanada do Paço Municipal.
Capacitação
Os 240 novos guardas foram selecionados por meio do concurso público realizado em março de 2012. Do total de aprovados, a maioria (125) é mulher, ou seja, 52%. Antes de ir às ruas, os novos integrantes passaram por treinamento de 680 horas, em um período de quatro meses, entre atividades teóricas e práticas. Direitos humanos, cidadania, processo penal, armamento e tiro, defesa pessoal e técnicas operacionais foram alguns dos temas abordados durante o curso. A Prefeitura dará continuidade à formação, incluindo nas oficinas os guardas que forem contratados no futuro. 
Blog GCM Valdecir de Mangaratiba/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário