Translate

16 de abril de 2013

Comissão de Segurança Pública vai debater aumento da violência no Nordeste


A COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DA CÂMARA VAI DEBATER, NA TERÇA-FEIRA (16), OS ALTOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NOS ESTADOS DO NORDESTE, PRINCIPALMENTE EM ALAGOAS E NA PARAÍBA.



O levantamento "Mapa da Violência 2013 - Mortes Matadas por Armas de Fogo", feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, demonstra que os estados que apresentaram as maiores taxas de óbitos por armas de fogo a cada 100 mil habitantes foram Alagoas, Espírito Santo, Pará, Bahia, Paraíba e Pernambuco, nessa ordem.
Pará, Alagoas, Bahia e a Paraíba estão entre os cinco estados que mais sofreram com o aumento da violência na década. Entre as capitais mais violentas estão Maceió, a primeira da lista com 94,5 homicídios por 100 mil habitantes; João Pessoa com taxa de 71,6 assassinatos e Vitória com 60,7.
O deputado Major Fábio (Dem-PB), que solicitou a realização do debate, acredita que o aumento da violência está diretamente ligado ao aumento do consumo de drogas, principalmente do crack.

O parlamentar ainda a ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, que divulgou em janeiro deste ano uma extensa pesquisa sobre violência. No levantamento estão listadas as 50 cidades mais violentas do mundo, sendo que 15 são brasileiras, sendo que Maceió-AL, ocupa o 6º lugar e João Pessoa-PB, o 10º.
Major Fábio explica que os parlamentares precisam ouvir o que as autoridades estão fazendo para controlar essa crescente violência.” No último relatório do Mapa da Violência no Brasil, esses estados também se destacam negativamente. Suas capitais estão em uma posição muito infeliz no ranking. Os primeiros estados mais violentos são Alagoas e Paraíba."
Convidados
Foram convidados para participar da audiência pública:
- o secretário de Defesa Social de Alagoas, Dário Cavalcante; 
- o secretário da Promoção da Paz de Alagoas, Jardel Aderico; 
- o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira;
- o secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima; 
- o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Euller Chaves; e 
- o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, entre outros.

A Comissão de Segurança Pública se reúne para debater a violência no Nordeste a partir das 14 horas, no Plenário 6.
Reportagem - Renata Tôrres
Edição – Regina Céli Assumpção


Nenhum comentário:

Postar um comentário