Translate

24 de julho de 2013

GUARDAS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO REÚNEM-SE NESTA QUARTA (24) PARA REITERAR REIVINDICAÇÕES


Segundo os próprios guardas municipais com a situação que hoje a instituição se encontra não há condições de desenvolver o trabalho. Os veículos estão sucateados, há falta de equipamentos, fardamento inexiste e a instalação deficitária da sede atual da entidade torna-se inviável prestar um bom serviço à sociedade, e eles estão preocupados com sua própria segurança. 

De acordo com a Matriz Curricular da SENASP e o Marco Regulatório, as GCMS de todo Brasil tem o seu papel na segurança pública dos seus municípios, e para tal funcionalidade é preciso que o município invista na qualificação, e em toda uma estrutura para efetuar os trabalhos a que são atribuídos, e isso se torna possível através de Convênios e da Criação de Projetos na área de segurança e o seu devido encaminhamento ao setor responsável da SENASP/MJ. O município de Juazeiro já está incluso no cadastro. Após analise de projetos e sua aprovação, o município entra com a contrapartida do valor aprovado para liberação, valor esse que não compromete o orçamento do município.

Em pesquisa realizada em alguns municípios baianos, os investimentos na estruturação das instituições são com recursos próprios e o que nos deixa indignados é observamos municípios de menor porte e com sua arrecadação menor que a de Juazeiro tendo suas GCMS equipadas e com estrutura para guardar o patrimônio público e auxiliar na prevenção à violência e a criminalidade, zelando pelo bem maior que é a vida dos seus munícipes.

Vejam o que disse o prefeito de São Caetano do Sul/SP em 19/04/2013 na entrega de pistolas Taurus PT 59 para a corporação. “O investimento em equipamentos modernos, capacitação da corporação é a estratégia utilizada para o serviço cada vez mais eficiente e para demonstrar o empenho da administração municipal, propiciando uma corporação cada vez mais preparada para atuar nos programas de competência da GCM e de interesse da comunidade. Com atitudes como essas, buscamos a valorização e a motivação de nossa GCM em prol de melhorias na segurança pública do município”. Finalizou Dr. Paulo Pinheiro, prefeito de São Caetano do Sul/SP.

Está previsto para o início de agosto, a votação do PL – 01332/2003 na Câmara dos Deputados Federais, diante dessa aprovação, o conceito de alguns gestores municipais terão que se voltar para realidade atual, hoje se comprova estatisticamente que cidades onde suas GCMS trabalham diretamente na prevenção à criminalidade os índices caíram em até 46%. Em Juazeiro a GCM e seus grupamentos vem realizando esse trabalho precariamente.

Veja o inteiro teor do Projeto de Lei que vai ser votado dia (06/08/03) na Câmara dos Deputados.

PL - 01332/2003 -Dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais do Brasil. Regulamenta e disciplina a constituição, atuação e manutenção das Guardas Civis Municipais como Órgãos de Segurança Pública em todo o Território Nacional e dá outras providências. Câmara dos Deputados

Várias reclamações são repassadas a Associação dos Guardas Municipais, dentre uma delas é a questão do fardamento em que o Agente tem que gastar do próprio bolso para se uniformizar, outra questão é as viaturas, além de estar sempre com problemas à cota de combustível é insuficiente para rodarem durante todo o mês, chegando ao ponto dos patrulheiros fazerem “vaquinha” para colocarem o precioso liquido e desempenharem seus trabalhos de rotina.

Hoje não estamos reivindicando melhores salários, mas sim condições de trabalho para prestamos um serviço de qualidade ao nosso município.

Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário