Translate

22 de julho de 2013

Manifestantes entram em confronto com a PM em Natal; guarda municipal tem ataque cardíaco e morre


Manifestantes do movimento #RevoltaDoBusao entraram em confronto com a polícia em frente à Câmara de Natal, nesta sexta-feira (19). No tumulto, manifestantes jogaram pedras contra os policiais militares, que revidaram usando sprays de pimenta, bombas de gás e efeito moral. Durante o confronto, um guarda municipal que estava dentro da Câmara se assustou com o barulho, sofreu um ataque cardíaco fulminante e morreu, segundo a PM (Polícia Militar).


Segundo a PM, pelo menos duas pessoas foram presas --um adolescente que estava apontando uma caneta de raio laser para o helicóptero da PM e um jovem que estava com a mochila cheia de pedras.
De acordo com a PM, o movimento iniciou pacificamente, na parte da tarde, mas ao anoitecer começou a ocorrer tumultos, vitrines de várias lojas que estavam no percurso que integrantes passaram para chegar até a Câmara de Vereadores de Natal foram apedrejadas, como O Nordestão e Jacaúna, além de agências bancárias depredadas, como o banco Santander, localizado na Avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta.

A polícia informou que um carro de reportagem da TV Tropical foi depredado --uma das portas do veículo foi arrancada as placas foram pichadas. Ainda na Avenida Hermes da Fonseca, os manifestantes atearam fogo em lixeiras e jogaram pedras no prédio da emissora de rádio 95 FM. Ninguém saiu ferido durante os ataques.


22.jul.2013 - Começou a funcionar nesta segunda-feira (22) as faixas exclusivas para ônibus nas ruas da Lapa, em São Paulo. A faixa exclusiva foi implantada no lado direito da rua Brigadeiro Gavião Peixoto, ao longo de 500 metros no sentido centro, entre a rua Barão da Passagem e a avenida Mercedes. Os ônibus terão exclusividade para trafegar na faixa de segunda à sexta-feira, das 6h ás 9h Gabriela Biló/Futura Press

A concentração do protesto foi iniciada na BR-101 (Avenida Salgado Filho), próximo ao Shopping Via Direta. Depois os manifestantes seguiram para a Câmara de Vereadores de Natal pela Avenida Hermes da Fonseca.

Nota de repúdio

A OAB/RN (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Norte) divulgou uma nota após o fim do protesto repudiando "atos de violência praticados no transcorrer da manifestação".

"Ao recriminar a arbitrariedade estatal, ocorrida ontem na Câmara Municipal de Natal, contra manifestantes que estavam, pacificamente, reivindicando o amplo debate sobre transporte público e mobilidade urbana, a OAB/RN reafirma seu compromisso com a defesa intransigente da ordem democrática.

O texto reforça ainda que as pessoas tem o direito constitucional de liberdade de expressão e de imprensa e rechaçou atos e as condutas que violaram a "integridade do ser humano e do patrimônio público e privado."
"Sendo assim, a OAB/RN condena todo e qualquer ato de violência perpetrado em desacordo com a ordem constitucional e defende a identificação e responsabilização das pessoas que tenham praticado delitos durante as manifestações de ontem e de hoje", informou a OAB/RN.


Vitória das ruas: o que mudou após os protestos pelo Brasil32 fotos

ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE: Cartaz pede investimento em saúde e educação e questiona realização da Copa. Na madrugada do dia 26 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 5.500/2013 que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e os 25% restantes para a área da saúde. O projeto foi aprovado por consenso, após negociação entre as lideranças. Originalmente, o PL destinava 100% dos royalties para educação. O texto segue para o Senado Leia mais Reprodução/Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário