Translate

5 de agosto de 2013

“Saidinha” de banco – Dicas para não cair no golpe



Todos nós sabemos que em matéria de segurança pública, o Brasil deixa muito a desejar. Por conta disso, muitas empresas têm investido cada vez mais na segurança privada de seus estabelecimentos. Entretanto, em áreas externas, o cidadão fica cada vez mais exposto a toda “onda de violência” e quando o assunto é banco, a preocupação aumenta consideravelmente visto que uma simples ida ao banco nos deixa preocupados com o que pode ocorrer conosco. Por isso, vamos lhe dar algumas dicas de como se evitar os famosos golpes das “saidinhas” de banco.

Como funciona: 

A saidinha de banco funciona da seguinte forma: Algumas pessoas conhecidas como “olheiros”, passam um bom tempo rondando alguns estabelecimentos comerciais ( Bancos, Casas lotéricas são os principais alvos ). Nos bancos, os “olheiros” fingem fazer alguma operação bancária enquanto observam suas vítimas e, dentro do banco, repassam as informações aos comparsas seja por telefonema ou envio de mensagem de texto por celular. Os comparsas, por sua vez, ficam sempre do lado externo do banco aguardando a saída da vítima. Salientamos que a maior parte das pessoas são atacadas quando se encontram distantes da agência, ou melhor, depois de ter sido seguidas por muitas ruas.
Dicas para evitar o golpe da saidinha de banco:

- Dê preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando, assim, fazer saques de grandes quantias em espécie;
- Se precisarem fazer saques de valor alto, evite contar o dinheiro em locais públicos ou muito visíveis. Caso haja necessidade, verifique se o banco possui salas reservadas para este fim
( muitos bancos têm salas especificamente para retirada de dinheiro de forma muito discreta e sigilosa. );
- Se desloque ao banco sempre acompanhado e evite fazer comentários com pessoas estranhas, mesmo as que estiverem muito bem vestidas;
- Se perceber que está sendo observado por alguém dentro da agência, fale com algum funcionário do banco ou com os seguranças;
- Mude sempre os trajetos e os horários para ir ao banco e desconfie das pessoas que passam muito tempo no banco sem buscar atendimento ou realizar alguma operação.
- Após a saída do banco, procure ser discreto;
- Caso perceba que está seguido por alguém, entre em alguma loja movimentada e ligue para as forças de segurança Guarda através do 153 e PM através do número 190. 
- Em caso de assalto, NUNCA reaja. Seu dinheiro, por mais suado que seja não é mais importante que sua vida e pode ser adquirido novamente com trabalho e esforço.
Portanto, fique atento a essas dicas e não mais uma vítima do golpe da saidinha de banco. A prevenção, inclusive com a segurança em locais públicos, é sempre a melhor opção.

Blog Amigos da Guarda Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário