Translate

26 de outubro de 2013

Agentes Municipais de Botucatu/SP participam de curso no DENARC (Departamento de Narcóticos) da Polícia Civil do Estado de São Paulo


Entre os dias 14 a 18 de outubro, os agentes municipais de segurança Celso, Leandro e Vaz, participaram do Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso de Drogas no DENARC (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) da Polícia Civil.
Durante cinco dias, juntamente com aproximadamente 120 pessoas de diversos segmentos da sociedade, tais quais: policias civis e militares, vigilantes, assistentes sociais e psicólogos, além de dependentes químicos em recuperação, os agentes assumiram a responsabilidade de participar de um curso, cujo foco é fazer algo que possa ajudar a estancar o sangramento que nossa sociedade sofre com o abuso do uso de drogas lícitas e ilícitas.
Dentre os diversos temas abordados no curso, podemos destacar “Métodos e Abordagem Preventivas para Jovens e Adolescentes” e “Drogas: Mecanismos de Ação e Reação no Organismo”.
A DIPE - Divisão de Prevenção e Educação, é uma Divisão do DENARC - Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico do Estado de São Paulo, foi criada pelo Decreto Estadual 27.409, de 24/09/1987, alterado pelo Decreto Estadual 58.187 de 30/06/2012.
Tem por atribuições o relacionamento com o público externo, visando desenvolver, gratuitamente, programas de prevenção ao uso nocivo de drogas através da realização de Cursos de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Capital, Grande São Paulo, Interior e outros Estados; Palestras em Instituições de Ensino, Empresas, Instituições Religiosas, ONG'S e outros segmentos da sociedade; Atendimento e Encaminhamento a Usuários, Dependentes Químicos e respectivos familiares. 
Desde 2009 auxilia o Poder Judiciário na aplicação de penas alternativas aos infratores do art. 28 da Lei 11.343/2006 através do Programa Educativo aos Reeducandos - PROREEDUCA. Este programa evita a prisão e oferece ao infrator a possibilidade de receber atendimento profissional especializado, aumentando a probabilidade de se romper o binômio droga-crime com a consequente redução da criminalidade. 
Em breve abrirá uma nova turma do curso Agentes Multiplicadores na Prevenção ao uso de Drogas e será amplamente divulgado pelo Blog Amigos da Guarda Civil.
Blog Amigos da Guarda Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário