Translate

6 de dezembro de 2013

Decisão adiada em Fortaleza: Guardas municipais terão um novo plano de cargos


O Projeto de Lei Complementar enviado pelo prefeito Roberto Cláudio que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Guarda Municipal e Defesa Civil iria ser votado, ontem, na Câmara Municipal, mas retornou para a Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania para que sejam apreciadas seis emendas feitas à proposta.

A mensagem autoriza que os servidores ativos que cumprem uma carga horária de 180 horas mensais possam optar pela elevação para a carga horária de 240 horas, havendo a migração para a respectiva matriz salarial. "A presente propositura é fruto da negociação realizada na Mesa Setorial da Guarda Municipal e Defesa Civil, com a participação de representantes do Governo e das entidades representativas dos servidores do órgão", ressalta o documento enviado à Câmara Municipal.

A alteração desse Plano é uma das lutas da categoria e, na semana passada, representantes ocuparam a galeria da Câmara Municipal durante quase toda a sessão plenária para sensibilizar os vereadores sobre a importância em dar celeridade à tramitação dessa mensagem.

O líder do prefeito Roberto Cláudio na Casa, Evaldo Lima (PCdoB), assegurou que a atual gestão se preocupa em abrir o diálogo com todos os servidores do Município e, com base nessa premissa defendida pela base aliada, representantes dos servidores da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) também ocuparam, ontem, a galeria da Casa para se manifestar contra a gestão do presidente Rogério Pinheiro à frente da instituição.

Transparência

Para atender aos manifestantes, um grupo foi formado pelos vereadores Marcos Aurélio (PSC), Ronivaldo Maia (PT), Evaldo Lima (PCdoB), Fábio Braga (PTN) e Carlos Dutra (PROS). O colegiado se reuniu com a categoria e, segundo o líder da Prefeitura, ele se comprometeu a levar a pauta de reivindicações ao prefeito Roberto Cláudio.

"A gestão do prefeito Roberto Cláudio é pautada pela transparência e diálogo com os servidores públicos municipais. Sempre que chega uma categoria de servidores, a gente procura construir pontes. Eu reforcei o profissionalismo do presidente da Etufor, Rogério Pinheiro. Todavia, os servidores fizeram afirmações contrárias. Eu recebi uma pauta de reivindicações, vou encaminhar para o presidente e para o prefeito. A partir daí, vamos sentar para negociar", prometeu Evaldo Lima.

De acordo com o vereador Fábio Braga, os servidores acusaram Rogério Pinheiro de estar praticando assédio moral junto à categoria. "Muitos relataram para a gente que estão sendo perseguidos. Eles dizem que não podem reclamar de nada do que acontece dentro da Etufor, pois logo são transferidos de setor ou até demitidos. Nunca vi os servidores da Etufor virem até aqui para reclamar de alguma coisa. Então, só pode ter alguma coisa errada", pontuou. A presença dos servidores da Etufor na galeria da Câmara motivou muitos vereadores a tecerem críticas a Rogério Pinheiro. 

Canal Azul Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário