Translate

25 de fevereiro de 2011

Guardas municipais passam por avaliação psicológica

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) está finalizando o processo de avaliação psicológica do efetivo funcional da Guarda Municipal do Natal (GMN). A exigência parte do Departamento de Polícia Federal do RN (DPF-RN) e busca a regularização do porte institucional de arma de fogo da corporação. Até o momento cerca de 460 guardas municipais foram submetidos aos testes, que devem ser concluídos na próxima semana.

De acordo com informações do subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, existe um pequeno número de agentes que faltaram à avaliação psicológica e devem entrar em contato urgente com setor de Instrução para realização do agendamento. “É importante deixar claro que a psicóloga vai finalizar a aplicação dos testes nos próximos dias e o guarda não avaliado poderá ter seu direito de portar arma de fogo suprimido”, disse.

O subcomandante Ariberto informou ainda que foi planejado três ciclos finais de avaliação psicotécnica direcionados exclusivamente aos agentes retardatários e aos que necessitam passar por uma nova aferição, reteste. As datas programadas são: 1º Ciclo (14 e 15/03); 2º Ciclo (16 e 17/03); e 3º Ciclo (21 e 22/03). “Após essas datas finalizaremos definitivamente a fase de apreciação psicológica, sendo o trabalho da psicóloga direcionado para a avaliação dos testes e emissão dos laudos técnicos”, concluiu.

Ao término deste processo os laudos psicotécnicos, juntamente com os certificados de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais dos 530 agentes da GMN, devem ser encaminhados a Polícia Federal para posterior regularização do porte institucional de arma de fogo. O Comando da GMN acredita que até o final de março a Guarda Municipal deve voltar a portar o armamento letal.

Fonte: Prefeitura do Natal

Fotos: Imagens da Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário