Translate

11 de fevereiro de 2011

Porto Real empossa guardas municipais

FORMATURA.

Porto Real:

A prefeitura de Porto Real empossou na manhã de hoje os 28 Guardas Civis Municipais aprovados em todas as etapas do concurso iniciado em 2009, sendo a última delas um curso de formação concluído há alguns dias. No ano passado, o DIÁRIO DO VALE noticiou a angústia dos candidatos que, mesmo depois de aprovados, sofriam com a demora na convocação para o curso de formação. Dias depois da reportagem, os candidatos foram chamados.

O curso de formação foi ministrado pela Guarda Municipal de Volta Redonda de acordo com as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que desenvolveu uma Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, com carga horária aproximadamente 500 horas.

O evento de incorporação dos novos Guardas aconteceu no pátio do Palácio 5 de Novembro, sede administrativa de Porto Real, e contou com as presenças do prefeito Jorge Serfiotis (DEM), da vice-prefeita Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida (PDT), e do comandante da Guarda Municipal de Porto Real, coronel Oliveira Lima.

- O zelo pelo patrimônio público é muito importante, mas o carinho e respeito para com as pessoas é essencial - orientou o prefeito, durante seu discurso aos novos guardas.

Serfiotis lembrou ainda que a chegada dos novos Guardas também será importante no desenvolvimento do sistema de segurança pública municipal.

- Já começamos a construir o pórtico do Bairro Freitas Soares, um dos acessos da cidade onde será feito o controle de veículos, além de servir de sede administrativa do sistema de monitoramento da cidade, através de câmeras de segurança - finalizou.

Terezinha Costa, uma das novas integrantes da Guarda, disse estar entusiasmada com o inicio dos trabalhos: "Agora teremos a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendemos durante nosso curso de formação, porque a proposta é justamente o respeito aos munícipes, uma vez que fazemos parte de uma Guarda Cidadã", declarou.

O caso

Em outubro do ano passado, diversos candidatos entraram em contato com o DIÁRIO DO VALE, reclamando da demora da convocação dos aprovados para o curso de formação em Porto Real. Em junho eles haviam sido chamados, entregado vários documentos, mas quatro meses depois a prefeitura ainda não tinha feito qualquer contato.

- Na convocação nos foi pedida toda a documentação, inclusive a carteira de trabalho, por esse motivo muitos deixaram seus empregos, inclusive eu, e acabaram ficando desempregados, pois a prefeitura convocou, mas não nos colocou para trabalhar - relatou um candidato aprovado.

Alguns dias depois das reclamações, a prefeitura publicou o edital de convocação dos aprovados e anunciou que o curso seria ministrado pela Guarda Municipal de Volta Redonda. Em dezembro, quase um ano após a realização do concurso, o curso enfim foi iniciado e teve duração de três meses.



Fonte: diariodovale.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário