Translate

25 de abril de 2011

GCM vai atuar em cinco áreas

Cidade será dividida para que os guardas municipais atuem mais próximos da comunidade sorocabana

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Sorocaba vai atuar em cinco regiões da cidade. Pelo menos é isso que consta no documento de 25 páginas entregue ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) para reestruturação da guarda.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Sérgio Ponciano a ideia é que os guardas municipais atuem mais próximos da comunidade. “A cidade será dividida Norte, Sul, Leste. Oeste e Centro”, explicou o Sérgio Ponciano.

O BOM DIA teve acesso ao documento que foi enviado ao prefeito. Haverá uma coordenadoria Operacional, composta de cinco inspetorias, ou seja, em cada região haverá uma base da Guarda Municipal.

O presidente do Sindicato ressalta que essa é a segunda comissão que foi formada para tratar da reestruturação da GCM. “A primeira ocorreu em 2007 e agora finalizamos”, disse Sérgio Ponciano

concurso /Sobre realização de concurso público para contratação de mais guarda, Sérgio Ponciano afirma que primeiramente deve ser realizado concurso interno. “Existem vários cargos que precisam ser ocupados. E isso só pode ser feito por quem já faz parte da guarda”.

Entre as vagas estão sub-inspetor e inspetor. “Só depois disso será pensando concurso para novos guardas”, esclarece Sérgio Ponciano.

A contratação de novos GMs foi uma promessa do prefeito Vitor Lippi durante campanha eleitoral para sua reeleição em 2008. Lippi afirmava que iria contratar mais 150 guardas.

oito meses /Foram oito meses de reuniões e a Comissão de Reestruturação, com base em minuta de anteprojeto de lei elaborado pelo então secretário de Segurança Comunitária, coronel José Milton da Costa, procedeu à revisão do documento e apresentou sugestões para readequar a corporação, visando atender às necessidades dos guardas municipais. “Pode ser que algo seja mudado, já que o secretários agora é o coronel Roberto Montgomery Soares, que assumiu a pasta este ano”, argumenta Ponciano.

Segundo o vereador Geraldo Reis (PV), que fez parte da comissão e também é Guarda Municipal agora cabe ao prefeito a devida análise dos estudos elaborados pela comissão e das sugestões apresentadas no relatório final e no projeto de reestruturação da Guarda Civil Municipal. “Um ponto fundamental de todo o processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal foi a devida valorização de seus profissionais, que, conforme anúncio do prefeito Vitor Lippi, na última semana, terão reajuste de 17,5% nos salários", disse ele.

Propostas foram bem discutidas
Todas as propostas foram amplamente discutidas e aprovadas por consenso da maioria. Quando necessário houve votação, prevalecendo a maioria.

363
é o número de guardas municipais que Sorocaba tem.

Previsão é de mais GMs em 2012
A expectativa da comissão é que seja aberto concurso para contratação de mais 179 guardas. Número suficiente para atender a cidade por cinco anos.

Por Pedro Guerra
Agência BOM DIA

Fonte: www.redebomdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário