Translate

6 de abril de 2011

Guarda Municipal de Arujá implanta GCM Destaque do Mês

Procurando elevar a autoestima do guarda civil municipal de Arujá, foi lançado pelo diretor comandante da Guarda Municipal, major Altair do Carmo Silva, o projeto GCM Destaque do Mês.

De acordo com o comandante Altair, a cada mês um guarda será escolhido pelos próprios colegas para ter sua foto em destaque na sede da corporação e ainda receber um diploma durante solenidade especial.

A primeira eleita foi a GCM 2ª Classe Sonia de Fátima Pinto Fragola que recebeu na última sexta-feira, 01, das mãos do prefeito Abel Larini o diploma de GCM Destaque do Mês de Março de 2011 em cerimônia que reuniu todos os 39 GCMs na sede da Guarda Municipal.

Segundo o comandante, a escolha de Sonia aconteceu em uma reunião com guardas de classes distintas. "Inicialmente, todos concordaram com a ideia de criar o projeto. Nessa mesma ocasião foram questionados de quem deveria receber a homenagem e o nome da Sonia foi o escolhido. Todos destacaram que ela trabalha com afinco, não mede esforços e foram citados vários adjetivos dela que culminaram na eleição".

Ele conta que todos os guardas foram convocados a participar da cerimônia de entrega do diploma e compareceram em massa, inclusive uma que estava de férias. "Isto é satisfatório para nós, por isso acredito que o projeto foi bem aceito pelo efetivo e mexeu com a autoestima de todos".

Durante a solenidade, o comandante e o prefeito descerraram um quadro com a foto da GCM Sonia que vai ficar exposta em destaque na sede da Guarda Municipal por 30 dias. Após o período essa foto será concedida à homenageada sendo substituída pelo próximo guarda escolhido.

Durante o encontro, foram abordados vários temas como comportamento, higiene e cuidados com a vestimenta e procedimentos durante o trabalho. "Conversamos sobre a importância de se utilizar meios sonoros e luminosos durante rondas nos bairros para justamente transmitir uma sensação de segurança e inibir aqueles que estiverem ali para a prática de algum delito. De uma forma indireta vamos colaborar com a segurança propriamente dita, além da missão precípua da Guarda Municipal ser tomar conta dos espaços públicos".

O comandante destacou que pretende reforçar a parceria com a Polícia Militar com intuito de beneficiar a segurança na cidade. "Temos o apoio da Polícia Militar, na pessoa do capitão PM Alípio de Lima Rios, sempre que preciso e solicito temos retorno e é muito importante".

Ele completa. "Nossa intenção é juntar as forças vivas do município para diminuir a criminalidade. A cidade cresceu muito e a marginalidade na sua proporção e talvez o efetivo da Polícia Militar não esteja crescendo neste mesmo ritmo, então é importante manter essa parceria".

Na cerimônia junto aos guardas municipais, o prefeito Abel falou sobre a contratação de 40 guardas através do concurso público em andamento que vai duplicar o efetivo atual. "O prefeito também destacou que esse é o momento de pedir recursos e já vamos pedir duas novas viaturas, sendo uma para a Defesa Civil e outra para a Guarda".

Síntese do mérito

Como parte do projeto, o próprio efetivo juntamente com o comandante Altair criaram um documento chamado de "Síntese do Mérito" que resume as qualidades e motivos que levaram à escolha do homenageado do mês.

No caso da GCM 2ª Classe Sonia de Fátima Pinto Fragola, foi destacado que ela obteve conceito ‘Ótimo’ na última avaliação de desempenho e que por ter demonstrado ser uma Guarda Municipal de valor, séria, ética e de proceder ilibado, foi reconhecida pelos colegas para receber o título de guarda do mês de março.

"A GCM Sonia é digna da indicação, pois tem desempenhado com maestria os misteres que lhes são atribuídos no Setor de Administração da Guarda, sempre se antecipando às solicitações, apresentando resultados superiores aos esperados, sendo alvo constante de elogios pela forma abnegada, respeitosa e profissional, auxiliar na concretização das missões com extremo zelo", diz o documento.

O projeto, segundo o comandante Altair, vem ao encontro da necessidade de se valorizar e reconhecer de público esses profissionais da Guarda Municipal que, "de forma ímpar devotam de coração, mente e alma suas vidas, enaltecendo o nome da instituição e atendendo aos anseios da comunidade, impedindo assim, a perda da motivação e vibração que os animam a continuar trabalhando pelo interesse público".

Fonte: www.jornaldacidadearuja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário