Translate

12 de junho de 2011

Guardas municipais de Barreiras, na Bahia, ainda trabalham desarmados

Por lei, a corporação da cidade já pode usar arma de fogo para trabalhar.
Cidade tem mais de 129 mil habitantes e conta com apoio da Polícia Militar.

Do G1 BA, com informações da TV Oeste

Os guardas municipais de Barreiras, a 905 Km de Salvador, não usam arma de fogo, mas essa situação pode mudar após eles participarem de um curso, previsto para acontecer ainda em 2011.
De acordo com a Lei Federal 10.826/2003, os guardas municipais só podem usar arma de fogo no trabalho, em cidades que tenham mais de 50 mil habitantes. A lei existe desde 2003, mas em Barreiras, que tem mais de 129 mil habitantes, até hoje os guardas trabalham desarmados.

Os guardas municipais da cidade orientam a população, zelam pelo patrimônio público e auxiliam a como manter a ordem em escolas públicas da cidade. Desde 1993, quando a lei que criou a Guarda Municipal de Barreiras foi instituída, 145 já fizeram parte da corporação. Em 2007, foi feito o último concurso público.

Para ingressar na Guarda Municipal os interessados precisam fazer concurso e, os aprovados, ainda passam por um curso de 90 dias, com disciplinas como defesa pessoal, relações públicas e controle de tumultos. Enquanto não podem andar armados pela cidade, em uma abordagem ostensiva, os guardas municipais buscam o apoio dos policiais militares.

Publicado em : http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/06/guardas-municipais-de-barreiras-na-bahia-ainda-trabalham-desarmados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário