Por: Ascom Susprev
Além de ajudarem a fazer o trabalho de patrulhamento nas praças, estações de transbordo e de outros equipamentos de transporte na capital baiana, os cães da Guarda Municipal do Salvador também estão aptos para serem doadores de sangue. A certificação veio através da clínica veterinária Diagnovet e do Hemocenter (Banco de sangue veterinário), depois que os nove animais do canil municipal foram submetidos a uma bateria de exames.
Já Ubiraja Azevedo, comandante do canil, esclarece que o amor, a dedicação e os cuidados com os animais resultam na eficiência do trabalho de guarda e de proteção do patrimônio público.
Para receber a certificação, os cães da Guarda Municipal foram submetidos a diversos procedimentos clínicos como: hemograma; Bioquímica Renal e Hepática; Urinálise; Parasitológico de fezes; Sorologia para Leishmania e Pesquisa de Hemoparasitas. De acordo com a médica veterinária, Iris Menezes, depois desses procedimentos, o resultado sendo negativo, o laboratório colhe uma bolsa e tira amostra para fazer exames mais específicos para Ehrlichia Babesia e Anaplasma, micro-organismos transmitidos pelo carrapato.
A veterinária alerta que doenças transmitidas pelo carrapato causam problemas de visão, pele, renal e outras que também podem causar a morte do animal. Ela acrescenta ainda que, para tratar um cão adulto com anemia profunda, por exemplo, é preciso separar as hemácias de uma bolsa de sangue, em seguida diluir com soro fisiológico, aplicar no animal e a depender da necessidade, o cão pode receber outros hemocomponentes do sangue, como plasma e plaquetas.
Outros animais de diversos canis de Salvador, inclusive particulares, já foram submetidos ao processo de exames e obtiveram o mesmo tipo de certificação da Guarda Municipal do Salvador. Assim, também estão aptos a serem doadores de sangue, os cães da Polícia Militar (Batalhão de Choque e de Guardas), Corpo de Bombeiros e Centro de Operações Especiais da Polícia Civil. Depois de ter comprovado a saúde desses animais, a proposta da clínica Diagnovet é intensificar as atividades do seu banco de sangue para salvar a vida de outros animais. “Nosso objetivo é oferecer serviço diferenciado na hemoterapia veterinária”, conclui Menezes.
Atenciosamente,
Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710
EMAIL : ascomsusprev@gmail.com
SITE: www.segurancaurbana.salvador.ba.gov.br
TWITTER: www.twitter.com/guardasalvador
FACEBOOK: www.facebook.com/guardasalvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário